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dc.contributor.advisorPinto Junior, Helder Queiroz-
dc.contributor.authorMessias, João Gabriel Valença-
dc.date.accessioned2017-05-09T18:47:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:56Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1945-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarro elétricopt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectSetor elétrico brasileiropt_BR
dc.subjectAgência Nacional de Energia Elétrica (Brasil)pt_BR
dc.titleCarro elétrico: impactos de sua introdução para o setor elétrico brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3107390040853067pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Ferraz, Clarice Campelo de Melo-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7704655662561789pt_BR
dc.contributor.referee1Bicalho, Ronaldo-
dc.description.resumoAnalisa os impactos que a introdução dos carros puramente elétricos na frota de veículos leves brasileira, em substituição aos carros movidos à combustíveis fósseis, traria para o setor elétrico. Os problemas ambientais e a relevância do setor de transportes nas emissões de gases estufa fazem do carro elétrico uma maneira de reduzir o nível de emissões associadas às atividades de transporte. Nesse contexto, nos últimos anos, diversas montadoras ao redor do mundo têm intensificado a busca pelo desenvolvimento desta tecnologia. No entanto, embora seja considerada uma tecnologia limpa e capaz de mitigar os problemas ambientais, sua disseminação é tímida. Como será visto ao longo do trabalho, há diversas barreiras que limitam sua utilização mais ampla. Entre elas podemos citar a falta de infra-estrutura de recarga, o alto preço de aquisição, a baixa autonomia e a falta de incentivos tributários. Foram utilizados neste trabalho dados fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema, Agência Nacional de Energia Elétrica e Associação Brasileira de Veículos Elétricos para avaliação da viabilidade do carro elétrico, assim como da capacidade de resposta do setor elétrico brasileiro, que precisaria ser capaz de atender ao aumento de consumo de eletricidade que a utilização dos carros elétricos provocaria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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