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dc.contributor.advisorMedronho, Ricardo de Andrade-
dc.contributor.authorFrancisco, Flávio da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-10T13:26:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:43Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19469-
dc.description.sponsorshipFineppt_BR
dc.description.sponsorshipAgência Nacional de Petróleo - programa de recursos humanospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁguas de lastropt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.titleSimulação numérica da troca de águas de lastro nos tanques de navios petroleirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2883241764449950pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Mauro, Celso Alleluia-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7968276791283647pt_BR
dc.contributor.referee1Yokoyama, Lidia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256328830667523pt_BR
dc.contributor.referee2Russo, Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7245856543785931pt_BR
dc.contributor.referee3Martinelli, Marcelo Rocha-
dc.description.resumoUm navio petroleiro, à medida que descarrega sua carga, bombeia água do mar para seus tanques de lastro. Esta água, conhecida como águas de lastro, tem por objetivo garantir as embarcações operem em condições seguras. As águas de lastro podem transferir espécie invasoras de uma região para outra. Esta transferência eventual de organismos pode levar à alteração de ecossistemas, e pode gerar impactos negativos na saúde humana. Por causa deste possíveis problemas, as águas de lastro, tem ganhado atenção especial nos últimos anos. Uma das técnicas de gerenciamento de água de lastro disponível atualmente é o Método de Diluição Brasileiro (MDB) desenvolvido pela Petrobrás, que envolve o carregamento de lastro novo pelo topo do tanque e retirada simultânea do lastro contaminado pelo fundo tanque, na mesma vazão. Neste trabalho foi utilizado a técnica de Fluidodinâmica Computacional (CFD) para estudar e entender o escoamento, quando utilizando o Método de Diluição Brasileiro. Os resultados preliminares demonstraram a ocorrência de zonas mortas, o que dificulta a limpeza dos tanques, evitando atingir-se 95% de eficiência de limpeza como descrito pela Regulamentação da International Maritime Organization (IMO). Foi descoberta a presença de curtocircuito, o que contribui para o surgimento de zonas mortas e diminui o efeito de mistura no tanque, diminuindo assim a eficiência. Alterações no posicionamento das entradas possibilitaram um aumento de eficiência em torno de 7-8%, alcançando eficiência da ordem de 97,5%, estando de acordo com as regulamentações da IMO. A adição de uma nova entrada também foi proposta, o que melhorou a eficiência de diluição no tanque, porém com um valor um pouco inferior, 95% de eficiência, ao obtido pelo reposicionamento das entradas. Foi sugerido a criação de um Método Reverso do MDB, onde lastro limpo entra pelo fundo e lastro contaminado é retirado pelo topo do tanque a uma mesma velocidade. Esta técnica se mostrou eficiente no tocante a renovação da água e no tempo necessário para a realização do processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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