Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19476
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Torquato, Chalini | - |
dc.contributor.author | Lima, Aline de Amorim de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T18:07:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Aline de Amorim de. O olhar feminino: estudo de caso da personagem Harley Quinn no cinema. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19476 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | O olhar feminino: estudo de caso da personagem Harley Quinn no cinema | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Tatiane Cruz Leal | - |
dc.contributor.referee2 | Assunção, Diego Paleólogo | - |
dc.description.resumo | Durante a década de 1930, as Histórias em Quadrinhos foram um dos principais produtos de comunicação de massa responsáveis por discutir as relações de gênero. Através de suas páginas, reproduziram estereótipos e opressões sociais as personagens femininas, no qual estavam frequentemente fadadas a ocupar o mesmo lugar de submissão. Ao adaptarem tais histórias para o meio cinematográfico, evidenciamos a mesma resistência ao protagonismo feminino e a manutenção de sua posição inferior e sexualizada. Esta pesquisa visa compreender como o olhar masculino influência no desenvolvimento das identidades femininas no cinema e de como a participação ativa de mulheres na indústria cinematográfica é fundamental para romper com esse sistema opressor de décadas, tendo como objetos de estudo as versões da personagem Harley Quinn (Arlequina) nos filmes Esquadrão Suicida (2016), Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa (2020) e O Esquadrão Suicida (2021). O trabalho consiste em analisar os três filmes de forma exploratória, revisando as escolhas narrativas, performáticas e artísticas na construção da personagem. Desse modo, explicitando a relevância das construções ficcionais para a realidade, principalmente em relação a visibilização e representação de mulheres no audiovisual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.