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dc.contributor.advisorTorquato, Chalini-
dc.contributor.authorLima, Aline de Amorim de-
dc.date.accessioned2023-01-10T18:07:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:43Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationLIMA, Aline de Amorim de. O olhar feminino: estudo de caso da personagem Harley Quinn no cinema. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19476-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleO olhar feminino: estudo de caso da personagem Harley Quinn no cinemapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.referee2Assunção, Diego Paleólogo-
dc.description.resumoDurante a década de 1930, as Histórias em Quadrinhos foram um dos principais produtos de comunicação de massa responsáveis por discutir as relações de gênero. Através de suas páginas, reproduziram estereótipos e opressões sociais as personagens femininas, no qual estavam frequentemente fadadas a ocupar o mesmo lugar de submissão. Ao adaptarem tais histórias para o meio cinematográfico, evidenciamos a mesma resistência ao protagonismo feminino e a manutenção de sua posição inferior e sexualizada. Esta pesquisa visa compreender como o olhar masculino influência no desenvolvimento das identidades femininas no cinema e de como a participação ativa de mulheres na indústria cinematográfica é fundamental para romper com esse sistema opressor de décadas, tendo como objetos de estudo as versões da personagem Harley Quinn (Arlequina) nos filmes Esquadrão Suicida (2016), Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa (2020) e O Esquadrão Suicida (2021). O trabalho consiste em analisar os três filmes de forma exploratória, revisando as escolhas narrativas, performáticas e artísticas na construção da personagem. Desse modo, explicitando a relevância das construções ficcionais para a realidade, principalmente em relação a visibilização e representação de mulheres no audiovisual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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