Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19478
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Benetti, Liliane | - |
dc.contributor.author | Pereira, Raylton Zaranza | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T13:48:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-21 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Raylton Zaranza. Cabe mais um. 2022. 487 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19478 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Lugar de arte | pt_BR |
dc.subject | Escrita de artista | pt_BR |
dc.subject | Livro de artista | pt_BR |
dc.subject | Autocriação | pt_BR |
dc.title | Cabe mais um | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | De um amontoado de fotografias, trechos de livros e escritos pessoais feitos durante deslocamentos por superfícies múltiplas, uma das tantas possibilidades de sua organização se dá neste livro. Os textos tentam delinear uma relação entre lugar e possibilidade, pelejando elaborar algo acerca dos modos do meio de indicar ao ser artista, a possibilidade de sua continuidade ou de sua morte. Gaguejam um diálogo entre uma história subjetiva e as histórias do mundo, a história de um dentro com as histórias do fora. Nestas páginas o que é considerado lugar também se transtorna: a linguagem, o papel, a cidade, o mar, a luz, a casa, a universidade o cemitério a fotografia o trabalho, a parede, o minúsculo terreno circular do glifo do O. As fotografias são de arquivos pessoais e de conhecidos, de matérias jornalísticas e de bibliotecas de conteúdos em domínio público. Das fotografias de Aracati a maioria é parte do acervo do violonista aracatiense Netinho Ponciano, amplamente digitalizado e disponibilizado por ele mesmo em seu perfil pessoal no Facebook. Assim como as do acervo do historiador e escritor Antero Pereira, também baixadas de suas redes sociais. Em especial, algumas fotos são do projeto de salvaguarda, divulgação e criação do acervo o fotógrafo Marcos Aurélio Pacheco da Costa (1965-2001), assinado por sua filha Elisa Maria Pacheco professora, historiadora e artista, disponíveis no site resgatesdeumaretina.tumblr.com As imagens de satélite foram baixadas do site do Observatório da Terra da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) ou feitas a partir de capturas de tela do Google Maps. Algumas ilustrações e fotografias históricas são do site The Public Domain Review, projeto de curadoria independente de conteúdos diversos que estão em domínio público. As restantes são apropriações não atribuídas a uma fonte, furtadas de pesquisas no Google Imagens ou de matérias jornalísticas. Um índice ao final do livro fornece uma legenda para cada imagem identificando-a pelo numero da página na qual se mostra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais - Escultura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RZPereira.pdf | 62.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.