Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBenetti, Liliane-
dc.contributor.authorPereira, Raylton Zaranza-
dc.date.accessioned2023-01-11T13:48:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:44Z-
dc.date.issued2022-01-21-
dc.identifier.citationPEREIRA, Raylton Zaranza. Cabe mais um. 2022. 487 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19478-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectLugar de artept_BR
dc.subjectEscrita de artistapt_BR
dc.subjectLivro de artistapt_BR
dc.subjectAutocriaçãopt_BR
dc.titleCabe mais umpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoDe um amontoado de fotografias, trechos de livros e escritos pessoais feitos durante deslocamentos por superfícies múltiplas, uma das tantas possibilidades de sua organização se dá neste livro. Os textos tentam delinear uma relação entre lugar e possibilidade, pelejando elaborar algo acerca dos modos do meio de indicar ao ser artista, a possibilidade de sua continuidade ou de sua morte. Gaguejam um diálogo entre uma história subjetiva e as histórias do mundo, a história de um dentro com as histórias do fora. Nestas páginas o que é considerado lugar também se transtorna: a linguagem, o papel, a cidade, o mar, a luz, a casa, a universidade o cemitério a fotografia o trabalho, a parede, o minúsculo terreno circular do glifo do O. As fotografias são de arquivos pessoais e de conhecidos, de matérias jornalísticas e de bibliotecas de conteúdos em domínio público. Das fotografias de Aracati a maioria é parte do acervo do violonista aracatiense Netinho Ponciano, amplamente digitalizado e disponibilizado por ele mesmo em seu perfil pessoal no Facebook. Assim como as do acervo do historiador e escritor Antero Pereira, também baixadas de suas redes sociais. Em especial, algumas fotos são do projeto de salvaguarda, divulgação e criação do acervo o fotógrafo Marcos Aurélio Pacheco da Costa (1965-2001), assinado por sua filha Elisa Maria Pacheco professora, historiadora e artista, disponíveis no site resgatesdeumaretina.tumblr.com As imagens de satélite foram baixadas do site do Observatório da Terra da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) ou feitas a partir de capturas de tela do Google Maps. Algumas ilustrações e fotografias históricas são do site The Public Domain Review, projeto de curadoria independente de conteúdos diversos que estão em domínio público. As restantes são apropriações não atribuídas a uma fonte, furtadas de pesquisas no Google Imagens ou de matérias jornalísticas. Um índice ao final do livro fornece uma legenda para cada imagem identificando-a pelo numero da página na qual se mostra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais - Escultura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RZPereira.pdf62.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.