Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19483
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dc.contributor.advisorFaria, Maria de Fátima Bruno de-
dc.contributor.authorFernandes, Cezar Figueiredo-
dc.date.accessioned2023-01-12T13:20:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:44Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFERNANDES, Cezar Figueiredo. Práticas inovadoras de gestão de pessoas no setor público brasileiro: análise de iniciativas premiadas em um concurso nacional. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19483-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titlePráticas inovadoras de gestão de pessoas no setor público brasileiro: análise de iniciativas premiadas em um concurso nacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940pt_BR
dc.description.resumoO paradigma global marcado pelo acirramento das relações, alta competitividade e constantes mudanças tecnológicas tornam essenciais a valorização da inovação, não somente no ambiente privado como também no setor público. Ainda que autores procurem analisar as inovações que ocorrem no ambiente público, existem poucos estudos na literatura científica nacional que tratem de inovações voltadas para a gestão de pessoas. O presente estudo teve como objetivo principal identificar práticas de gestão de pessoas no setor público que ganharam reconhecimento como sendo inovadoras no Concurso Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Foi realizada pesquisa qualitativa descritiva, através da análise documental das últimas quinze edições do referido concurso. Inicialmente, caracterizou-se o Concurso de Inovação, bem como foram relacionadas as inovações premiadas no período citado. Em seguida, identificaram-se os objetivos e os aspectos de gestão de pessoas envolvidos nas iniciativas, bem como os motivos pelos quais foram consideradas inovadoras, os fatores indutores de inovação, os públicos-alvo, as barreiras de implementação e os principais resultados e consequências da inovação. Ainda que as premiações evidenciem que a geração de iniciativas inovadoras em gestão de pessoas no setor públicos se encontre em um estágio de desenvolvimento, superando ainda antigos arcabouços do que é e o que faz a área de gestão de pessoas nas organizações, os relatos das experiências contribuem para as organizações, uma vez que servem como inspiração para a mudança organizacional pública. Verificou-se também que os principais fatores indutores de inovação são provenientes de duas vertentes: as de ordem interna à organização em questão e as de ordem externa, corroborando com a literatura científica na área acerca da classificação de indutores de inovação. Além disso, as iniciativas demonstraram tratar aspectos múltiplos de gestão de pessoas simultaneamente, em graus diferentes de influência e importância, sinalizando a complexidade da área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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