Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/194
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Antonio Jose Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Mariana Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T17:17:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/194 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia digital | pt_BR |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Sociedade do espetáculo | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.title | Para sempre lembrar: a fotografia digital e o fetiche pela memória | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6981609595879671 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Araújo, André de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7551780669212379 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Pontes, Samantha Eunice de Miranda Marques | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda questões referentes ao advento da fotografia digital, seus usos e consequências. A pesquisa traça um breve panorama histórico da fotografia, analisando seu papel como documento. O trabalho alerta para o lugar da memória coletiva, que pode ser ameaçado em meio a uma sociedade que produz documentos fotográficos digitais em uma velocidade alarmante. Essa questão, da memória social, é analisada sob o princípio de que a fotografia constitui um lugar de memória, onde em si, guarda informações importantes sobre fatos, pessoas e lugares. Uma das causas para esse fenômeno que se denomina “fetiche pela memória” é a espetacularização fomentada pelas redes sociais. Atualmente, pode-se afirmar que um dos principais motivos que levam as pessoas a “clicarem” compulsivamente, é a necessidade de postar essas imagens em suas páginas pessoais do Facebook ou Twitter. Nesses espaços perde-se um pouco da noção de público/privado; o que se vê é uma publicização de espaços privados. Parte-se do princípio que essa produção exacerbada de fotografias seria gerada pelo medo do esquecimento, medo de perder o momento que foi vivenciado. O trabalho também propõe uma análise de conteúdo de postagens em perfil no Facebook, articulando conceitos do campo transdisciplinar da memória social com aspectos da filosofia da linguagem, a partir de abordagens do filósofo russo Mikhail Bakhtin. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-2 - versao final.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.