Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19506
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBocchetti, André-
dc.contributor.authorLopes, Giullianna Borges-
dc.date.accessioned2023-01-16T19:31:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:44Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.citationLOPES, Giullianna Borges. O ped-agógico: explorando interseções entre tempo, movimento e experiência na educação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19506-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO ped-agógico: explorando interseções entre tempo, movimento e experiência na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela-
dc.contributor.referee2Arenhart, Deise-
dc.description.resumoO presente texto busca explorar interseções entre tempo, movimento e experiência a partir da educação infantil, tomando como base a noção musical de agógica e suas possíveis expansões ao universo educacional. Para tal, esta pesquisa qualitativa adota procedimentos de revisão de literatura, análises de campo e relatos de experiência. Em um primeiro momento o texto vai trabalhar o conceito de agógico, em seguida, deslocar o agógico para o campo educacional, para construir o ped-agógico e, por fim, refletir sobre o agógico na educação infantil, observando como ele se dá através de análises de campo em uma turma de crianças de 3 anos e quais as suas contribuições para a educação na modernidade. Assim, a investigação se empenha em tecer outros caminhos possíveis para a construção de uma educação que respeite a plasticidade cinética da subjetividade, que resgate outras velocidades, outros ritmos de ensinar e aprender. E a partir disso nos revela que há muita potência na relação da infância com o tempo e com a experiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLopes.pdf574.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.