Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19506
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bocchetti, André | - |
dc.contributor.author | Lopes, Giullianna Borges | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T19:31:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Giullianna Borges. O ped-agógico: explorando interseções entre tempo, movimento e experiência na educação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19506 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O ped-agógico: explorando interseções entre tempo, movimento e experiência na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.referee2 | Arenhart, Deise | - |
dc.description.resumo | O presente texto busca explorar interseções entre tempo, movimento e experiência a partir da educação infantil, tomando como base a noção musical de agógica e suas possíveis expansões ao universo educacional. Para tal, esta pesquisa qualitativa adota procedimentos de revisão de literatura, análises de campo e relatos de experiência. Em um primeiro momento o texto vai trabalhar o conceito de agógico, em seguida, deslocar o agógico para o campo educacional, para construir o ped-agógico e, por fim, refletir sobre o agógico na educação infantil, observando como ele se dá através de análises de campo em uma turma de crianças de 3 anos e quais as suas contribuições para a educação na modernidade. Assim, a investigação se empenha em tecer outros caminhos possíveis para a construção de uma educação que respeite a plasticidade cinética da subjetividade, que resgate outras velocidades, outros ritmos de ensinar e aprender. E a partir disso nos revela que há muita potência na relação da infância com o tempo e com a experiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLopes.pdf | 574.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.