Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19518
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cabral, Maria Cristina Nascentes | - |
dc.contributor.author | Coelho, Caio Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T02:22:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:45Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Caio Henrique. Habitar a ruína: por uma arquitetura entre tempos. 2022. 66 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19518 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reutilização | pt_BR |
dc.subject | Entropia | pt_BR |
dc.subject | Obsolescência | pt_BR |
dc.title | Habitar a ruína: por uma arquitetura entre tempos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho final de graduação pretende investigar e propor uma requalificação para a estrutura em ruína do antigo Gávea Tourist Hotel (1954), em São Conrado, Rio de Janeiro. Além de investigar a questão da arquitetura do abandono e as possibilidades de um futuro mais sustentável, o trabalho visualiza a ruína moderna com uma oportunidade de interação entre corpo, arquitetura e natureza - explorando seus limites e contrastes. Pretende-se aqui responder criticamente a vontade de expandir para além da capacidade de produção e o diálogo insustentável das novas propostas de reutilização da estrutura com a floresta Na primeira fase do projeto, denominada Plano Conceitual (TFG1), pretende-se investigar as questões teóricas que envolvem a ruína moderna e a arquitetura do abandono, além de buscar alternativas para a reutilização adaptativa visando responder à problemática da obsolescência e da sustentabilidade na arquitetura contemporânea. Nesta primeira fase, pretende-se aproximar do objeto de estudo para além das análises teóricas a partir da investigação sensível da ruína - transpondo escalas, desde o corpo que ocupa o espaço até a relação do objeto arquitetônico com a cidade e a floresta. Na escala do corpo, a investigação sensível é dada a partir do levantamento de vídeos, imagens, manifestações artísticas e relatos, que irão gerar um material gráfico comparativo das informações levantadas (o chamado ‘diário de bordo’). Esta aproximação é entendida como uma forma de entendimento das especificidades da ruína moderna, compreendendo a impossibilidade de adentrar no objeto de estudo, além de nos permitir ter uma visibilidade das questões a serem consideradas no projeto de intervenção. Na escala da cidade, além do estudo crítico da situação da arquitetura do abandono na contemporaneidade e sua relação com os problemas sociais, pretende-se transbordar os limites do espaço da ruína e estabelecer relações com o contexto sócio-urbano e paisagístico do território. Além disso, observa-se uma necessidade de expandir a reflexão do corpo-humano para o corpo-floresta, a fim de obter respostas mais plurais e integradas com o meio. A investigação proposta pelo Plano Conceitual (TFG1) nos permitirá visualizar possíveis programas, potencialidades dos espaços já ocupados e da relação sensível que a ruína desperta nos corpos. Um ensaio com possibilidades projetuais resultará no estudo final entregue em TFG2. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CHCoelho.pdf | 65.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.