Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.authorAraujo, Tadeu Santiago-
dc.date.accessioned2023-01-17T10:50:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:45Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.citationARAUJO, Tadeu Santiago. Competências adquiridas pelos estudantes de administração por meio do esporte universitário e sua gestão. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19522-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsportes universitáriospt_BR
dc.subjectAdministração esportivapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleCompetências adquiridas pelos estudantes de administração por meio do esporte universitário e sua gestãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoDentro do cenário nacional, entre os anos de 2007 e 2016, vivemos um período marcado pela realização dos principais megaeventos esportivos mundiais e de prosperidade quanto a gestão esportiva. Um dos poucos legados desse período, que ficou conhecido como “a década do esporte”, foi o crescimento da prática e da gestão do esporte universitário. Entre os anos de 2014 e 2018, a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) registrou a participação de 80 mil estudantes nas competições universitárias organizadas pela entidade. Diante desse cenário de expansão, aliado ao aumento do número de alunos e cursos ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), o presente estudo buscou identificar as principais competências gerencias que os estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tendem a desenvolver ao participar do esporte dentro da faculdade, bem como quais são as competências requiridas pelo exigente mercado de trabalho da atualidade. Para alcançar os objetivos dessa pesquisa qualitativa descritiva, foram realizadas entrevistas com 30 alunos, tendo como instrumento um roteiro semiestruturado, que permitiu observar o compartilhamento de motivações para participar das atléticas e concordância quanto as competências desenvolvidas. De acordo com os entrevistados, o esporte universitário configura um ambiente de aprendizado e preparação para o cotidiano das corporações, sendo essa uma experiência de grande relevância na jornada acadêmica. Contatou-se, ainda, a necessidade de estimular novos estudos na área visto a expansão na oferta do curso superior de Administração e a baixa abrangência da revisão da literatura do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSAraujo.pdf340.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.