Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19534
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castro, Marcelo Macedo Corrêa e | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Lucidalva Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T19:59:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Lucidalva Cardoso. Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19534 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula Abreu | - |
dc.contributor.referee2 | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.description.resumo | O tema principal desta pesquisa é formação docente para o ensino da Língua Portuguesa, com foco no preparo profissional dos discentes concluintes do curso de Pedagogia da UFRJ, que atuarão em salas de aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O objetivo foi relacionar as percepções dos docentes e discentes quanto ao seu preparo para ensinar a Língua Portuguesa. Para empreender esta investigação foram realizadas entrevistas com docentes das disciplinas obrigatórias e eletivas do ensino da Língua Portuguesa e da Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e na EJA, assim como a aplicação de um questionário aos discentes com possibilidade de conclusão do curso entre 95% a 100%. Aos docentes e discentes foram eleboradas questões que abordavam o preparo e a capacitação para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seis docentes responderam à entrevista composta por três perguntas relacionadas ao seu trabalho pedagógico com o ensino da Língua Portuguesa. Quanto ao questionário, dezoito discentes responderam às nove perguntas sobre seu preparo para ensinar a leitura e a escrita. Os resultados das análises das entrevistas e do questionário apresentaram que a formação para o ensino da Língua Portuguesa necessita de mais ênfase na formação dos discentes. Notamos, quanta a oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa na grade no curso de Pedagogia da UFRJ é insuficiente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LGuimarães.pdf | 444.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.