Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19549
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Identificação de controles internos para a mitigação de riscos de compliance em uma entidade fechada de previdência coomplementar brasileira
Author(s)/Inventor(s): Machado, Sabrina Maia Cruz
Advisor: Martins, Caio
Abstract: Com a criação da Lei Anticorrupção no ano de 2013, observa-se a crescente pressão pela adoção de padrões éticos por todas as organizações, até mesmo por conta das possíveis punições que o infringimento à lei pode acarretar. As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) precisam cumprir com toda a legislação vigente quanto à Lei e às instruções normativas dos órgãos reguladores, a fim de evitar casos de corrupção e cumprir com seus programas de integridade. Nesse sentido, o presente estudo busca identificar os mecanismos de controles internos na mitigação de riscos de Compliance da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social, a Valia. Após a fundamentação do referencial teórico, constituído pelas EFPCs, pela Lei Anticorrupção, pela gestão de riscos e Compliance, a empresa é apresentada quanto ao seu tamanho, patrimônio e planos previdenciários existentes. No decorrer do estudo, então, elencam-se os controles internos utilizados pela entidade, bem como a breve explicação de como cada um deles funciona. Isso pode ser feito pela atuação da autora como assistente da gerência de Gestão de Riscos e Compliance da Valia. Embora a área de Riscos e Compliance desse fundo de pensão exista há menos de cinco anos, é possível ver com detalhes a estrutura do programa de integridade utilizada e relacioná-la com o que é definido no Decreto de número 8.420, que regulamenta a Lei Anticorrupção.
Keywords: Lei Anticorrupção
Compliance
Administração de risco
Controles internos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Sabrina Maia Cruz. Identificação de controles internos para a mitigação de riscos de compliance em uma entidade fechada de previdência coomplementar brasileira. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMCMachado.pdf465.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.