Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19551
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Werneck, Jorge de Lacerda | - |
dc.contributor.author | Sardinha, Victor Prata Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T16:34:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-02 | - |
dc.identifier.citation | SARDINHA, Victor Prata Gonçalves. Os oligopólios na educação básica: PPP's e atrativos do setor. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19551 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Parceria público-privada | pt_BR |
dc.subject | Oligopólios | pt_BR |
dc.title | Os oligopólios na educação básica: PPP's e atrativos do setor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8899552988585519 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação é chave para o desenvolvimento nacional e para a melhora da qualidade de vida da população. Na infância, o indivíduo tem seus primeiros contatos com o meio social através da escola. Por isso, é de suma importância acompanhar os caminhos adotados por governo, empresas e escolas no cenário atual. Nesse contexto, grandes grupos financeiros participam da gestão de escolas, elaboração de currículos, confecção de materiais didáticos e outras ações que direcionam políticas públicas. Essa relação do capital com a educação no país é mais evidente e solidificada no ensino superior, no qual parcerias público-privadas, como o FIES e o PROUNI, permitiram o crescimento de grandes oligopólios no mercado. Entretanto, o aumento significativo de alunos endividados pelo FIES e mudanças nas políticas educacionais fizeram com que os repasses para o setor privado diminuíssem nos últimos anos, obrigando assim os oligopólios a buscar novos mercados. Nesse cenário, a educação básica se apresenta como uma alternativa de negócio para esses grupos, visto que existe uma enorme pulverização desse mercado, assim como uma alta demanda por materiais didáticos e outros serviços educacionais. O objetivo deste trabalho é analisar os oligopólios educacionais de capital aberto que atuam no ensino básico e sua relação com o setor público e os possíveis impactos desses fatores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VPGSardinha.pdf | 394.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.