Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWerneck, Jorge de Lacerda-
dc.contributor.authorSardinha, Victor Prata Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-01-18T16:34:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:46Z-
dc.date.issued2022-02-
dc.identifier.citationSARDINHA, Victor Prata Gonçalves. Os oligopólios na educação básica: PPP's e atrativos do setor. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19551-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectParceria público-privadapt_BR
dc.subjectOligopóliospt_BR
dc.titleOs oligopólios na educação básica: PPP's e atrativos do setorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8899552988585519pt_BR
dc.description.resumoA educação é chave para o desenvolvimento nacional e para a melhora da qualidade de vida da população. Na infância, o indivíduo tem seus primeiros contatos com o meio social através da escola. Por isso, é de suma importância acompanhar os caminhos adotados por governo, empresas e escolas no cenário atual. Nesse contexto, grandes grupos financeiros participam da gestão de escolas, elaboração de currículos, confecção de materiais didáticos e outras ações que direcionam políticas públicas. Essa relação do capital com a educação no país é mais evidente e solidificada no ensino superior, no qual parcerias público-privadas, como o FIES e o PROUNI, permitiram o crescimento de grandes oligopólios no mercado. Entretanto, o aumento significativo de alunos endividados pelo FIES e mudanças nas políticas educacionais fizeram com que os repasses para o setor privado diminuíssem nos últimos anos, obrigando assim os oligopólios a buscar novos mercados. Nesse cenário, a educação básica se apresenta como uma alternativa de negócio para esses grupos, visto que existe uma enorme pulverização desse mercado, assim como uma alta demanda por materiais didáticos e outros serviços educacionais. O objetivo deste trabalho é analisar os oligopólios educacionais de capital aberto que atuam no ensino básico e sua relação com o setor público e os possíveis impactos desses fatores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VPGSardinha.pdf394.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.