Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19552
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.author | Mello, Mariana Buchholz de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T17:32:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Mariana Buchholz de. A importância dos contos de fadas para o desenvolvimento da criança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19552 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise e educação | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.title | A importância dos contos de fadas para o desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Juliana | - |
dc.description.resumo | Este trabalho discute a importância dos contos de fadas para o desenvolvimento infantil, por meio da psicanálise. A partir de histórias clássicas da literatura infantil, articula conceitos da psicanálise fundamentais para pensar a relação entre desenvolvimento e literatura como fantasia, narcisismo e Édipo. Os contos de fadas possuem narrativa simples e seus personagens geralmente são formados de heróis e bruxas, que exercem um papel fundamental para a imaginação da criança. O objetivo deste trabalho é analisar, sob os fundamentos da psicanálise, quais aspectos subjetivos podem estar sendo convocados pelo enredo das histórias e as tornar atrativas para a atenção das crianças, subsidiando a ação do pedagogo na Educação Infantil. Essa pesquisa bibliográfica tem como autor central Bettelheim (2008), em diálogo com outros teóricos, principalmente Corso e Corso (2006). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MMello.pdf | 285.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.