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dc.contributor.advisorWerner, Deborah-
dc.contributor.authorMelo, Jorge José Maciel-
dc.date.accessioned2023-01-18T17:58:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:46Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19555-
dc.description.abstractSince its first appearance in China in December 2019, the new coronavirus, or SARS Cov-2, has rebelled against the greatest public health emergency ever faced by the community. internationally over the last hundred years. In addition to concerns about the physical health of the population, mental health has become the focus of many studies and care and prevention actions. In this work, we used the methodology of participant observation to present the innovations implemented by a Health Care Service for Education Workers, as a way of coping with the difficult context of risks and uncertainties experienced over the years. years 2020 and 2021. Among the actions of the Department of Health Care (DASS/FME), Conversation Circles were offered on the mental health of Network servers Municipal Education of Niterói, Collective Spaces for sharing experiences, knowledge and narratives, as a way of providing support and strengthening to groups in the units network schools. The Conversation Circles ended up raising a whole set of questions which, during the process of resuming face-to-face activities, shed light on the dimension of discretion of the agents located at the end of the services, as well as their potential for qualify the formulation of public policies. This work seeks to draw bridges between health servers and the management of work processes, finally suggesting the potential formative and therapeutic effect of workers' participation in management decision-making.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectGestão participativapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleSaúde do trabalhador e gestão dos processos de trabalho: reflexões acerca de arranjos possíveis em meio à crise pandêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9765353870457713pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7214561153174944pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Cláudia Paiva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016374655064314pt_BR
dc.description.resumoDesde sua primeira aparição, na China, em dezembro de 2019, o novo coronavírus, ou SARS Cov-2, rebelou a maior emergência de saúde pública já enfrentada pela comunidade internacional nos últimos cem anos. Para além das preocupações quanto à saúde física da população, a saúde mental tornou-se foco de muitos estudos e ações de cuidado e prevenção. Neste trabalho, lançamos mão da metodologia da observação participante para apresentar as inovações implementadas por um serviço de Atenção à Saúde de Trabalhadores da Educação, como forma de enfrentamento ao difícil contexto de riscos e incertezas vivenciado ao longo dos anos de 2020 e 2021. Entre as ações do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor (DASS/FME), foram oferecidas Rodas de Conversa sobre a saúde mental de servidores da Rede Municipal de Educação de Niterói, Espaços Coletivos de compartilhamento de experiências, saberes e narrativas, como modo de fornecer apoio e fortalecimento aos grupos das unidades escolares da rede. As Rodas de Conversa acabaram por levantar todo um conjunto de questões que, durante o processo de retomada às atividades presenciais, lançaram luz sobre a dimensão de discricionariedade dos agentes situados na ponta dos serviços, bem como seu potencial para qualificarem a formulação de políticas públicas. Este trabalho busca traçar pontes entre saúde mental de servidores e a gestão dos processos de trabalho, sugerindo por fim o potencial formativo e terapêutico da participação dos trabalhadores nas tomadas de decisão pela gestão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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