Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorrêa, Filipe Souza-
dc.contributor.authorMoraes, Luciene Maciel Stumbo-
dc.date.accessioned2023-01-23T14:18:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:48Z-
dc.date.issued2022-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19609-
dc.description.abstractThis research investigates traditions, inheritances, ruptures and transformations in/from Colégio Pedro II - CPII with the process of assimilation to the Federal Institutes, identifying changes in the institutional structure from the publication of Law 12.677, of June 25, 2012. The work seeks to understand possible changes or permanence in power relations and levels of organizational culture of the CPII. Operating with Discourse Theorizations (LACLAU 1996, 1998, 2005, 2011; LACLAU E MOUFFE 2004; BURITY 2008), works with the perspective that the political game is constitutive of the social and that any social order is the result of the logic of equivalence and difference. Reflections are in a border zone (VALDEMARIN, 2010) between Education and Public Management, configuring a qualitative research. The work demonstrates that the configuration of the CPII structure itself changed after the equalization movement, showing traces and disputes between old ways of interpreting the institution and new perceptions. Some legacies resist time and are present even in the face of the modification process. There have been ruptures, but in a secular College, administrative and organizational changes strain old mentalities and face resistance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColégio Pedro IIpt_BR
dc.subjectInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectis de educação, ciência e tecnologia - Brasil. 3. Gestão e avaliação da educação públicapt_BR
dc.subjectProcesso de Equiparaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleO Colégio Pedro II e o processo de equiparação aos Institutos Federais : transitando entre tradições, heranças e transformaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9371727785282930pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8483200572370722pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Maria Aparecida Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5489640499137108pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga tradições, heranças, rupturas e transformações no/do Colégio Pedro II - CPII com o processo de equiparação aos Institutos Federais, identificando modificações na estrutura institucional a partir da publicação da Lei 12.677, de 25 de junho de 2012. O trabalho busca compreender possíveis mudanças ou permanências nas relações de poder e nos níveis da cultura organizacional do CPII. Operando com as Teorizações do Discurso (LACLAU 1996, 1998, 2005, 2011; LACLAU E MOUFFE 2004; BURITY 2008), trabalha com a perspectiva de que o jogo político é constitutivo do social e que qualquer ordem social é resultado das lógicas de equivalência e diferença. As reflexões estão em uma zona de fronteira (VALDEMARIN, 2010) entre a Educação e a Gestão Pública, configurando uma pesquisa qualitativa. O trabalho demonstra que a configuração da própria estrutura do CPII se modificou após o movimento de equiparação, evidenciando traços e disputas entre antigas formas de interpretar a instituição e novas percepções. Algumas heranças resistem ao tempo e se fazem presentes mesmo diante do processo de modificação. Ocorreram rupturas, mas em um Colégio secular, mudanças administrativas e organizacionais tensionam antigas mentalidades e enfrentam resistências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMSMoraes.pdf193.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.