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dc.contributor.advisorGomes, Paulo Cesar da Costa-
dc.contributor.authorCruz, Vinícius Burle Ferreira Araujo-
dc.date.accessioned2023-01-24T13:24:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:48Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.identifier.citationCRUZ, Vinícius Burle Ferreira Araujo. Os cinemas como formas urbanas: os padrões espaço-temporais da exibição cinematográfica em Copacabana (1909-2021). 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19616-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectCopacabana (Rio de Janeiro, RJ)pt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectMotion picturesen
dc.subjectUrban geographyen
dc.subjectPublic spacesen
dc.titleOs cinemas como formas urbanas: os padrões espaço-temporais da exibição cinematográfica em Copacabana (1909-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8018472707325963pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0210357307406697pt_BR
dc.description.resumoDentre os bairros da cidade do Rio de Janeiro que ficaram conhecidos pela concentração de salas de cinema, Copacabana se mostra como um caso significativo, visto que o conjunto de cinemas do bairro alcançou expressão notável em seu período de auge, com 16 cinemas ativos simultaneamente. Foi, assim, o segundo bairro com maior número de salas em dado período (1911–1970), atrás apenas da Tijuca (SOUSA, 2019), cuja expansão da atividade foi analisada anteriormente (FERRAZ, 2009). Dado a relevância da atividade em Copacabana, o objetivo geral desta pesquisa é compreender os padrões espaço-temporais do conjunto de cinemas do bairro de 1909, ano da inauguração da primeira sala de cinema fixa, até 2021, data do fechamento do Roxy, último cinema ativo de Copacabana. Os procedimentos utilizados consistiram em, primeiramente, descrever as características dos cinemas de Copacabana (tempo de atividade, capacidade, localização) a partir dos dados obtidos no catálogo confeccionado por Gonzaga (1996) e no acervo de periódicos da Biblioteca Nacional. Esses parâmetros foram utilizados para criar uma periodização das diferentes configurações espaciais do conjunto de salas de cinema de Copacabana. Como resultados identificamos dois eixos de concentração de salas formados em períodos distintos: o cluster com cinco cinemas próximo ao posto 4, que respondia por mais da metade da capacidade de público do bairro entre 1942 e 1997 (6715 dos 8176 assentos em 1950), e posteriormente, de 1958 a 1969, formou-se outro agregado com cinco cinemas adjacentes no sul de Copacabana, próximo a Ipanema. A periodização indicou três momentos da atividade. O primeiro, que se estende de 1909 a 1940, contou com cinemas que de forma geral não obtiveram sucesso e fecharam após pouco tempo. No segundo, de 1941 a 1985, a atividade se consolida e passa a crescer rapidamente, contando com um alto número de inaugurações e manutenção das salas já existentes, é nesse período que o bairro atinge o ápice de cinemas simultâneos com 16 cinemas em 1969. O último período, entre 1986 e 2021, apresentou uma queda gradativa, acentuada no final dos anos 90, sem abertura de salas e com o fechamento dos cinemas ativos, até o fim do Roxy em 2021, que também consistiu no fim da atividade no bairro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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