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http://hdl.handle.net/11422/1961
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Gandra, Henrique | - |
dc.contributor.author | Lima, Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-12T12:23:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:57Z | - |
dc.date.issued | 2002-12-31 | - |
dc.identifier.citation | GANDRA, H ; LIMA, C. Aprendizagem de padrões de projeto em orientação a objetos: o sistema Lesoop. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 10 p. (Relatório Técnico, 17/02) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1961 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Relatório Técnico NCE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Padrões de projetos | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de padrões de projeto em orientação a objetos: o sistema Lesoop | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
dc.description.resumo | Desde o início da década passada a comunidade de software tem reunido esforços em torno da reengenharia e do reuso de software. Os padrões de projeto em sistemas orientados a objeto vêm sendo considerados como uma das melhores estratégias no aprimoramento de projetos de software baseado na ideia de soluções reutilizáveis. Um padrão de projeto direciona-se a um problema de design recorrente que acontece em situações específicas e apresenta uma solução abstrata para esse problema. No entanto, sua aplicação não é simples (posto o custo de complexidade): eles descrevem o problema, a solução (quando aplicável) e suas consequências. Faz-se necessário, portanto, que o projetista aprenda a usar corretamente esses padrões. Estamos atualmente desenvolvendo um modelo de plataforma peer-topeer, flexível, destinada ao ensino a distância apoiado por computador, onde é possível o acoplamento de sistemas tutoriais inteligentes. No presente trabalho, descrevemos um sistema tutorial destinado à aprendizagem de padrões de projeto em sistemas orientados a objeto (design patterns), de aplicação presencial ou remota. Este sistema, chamado LeSOOP (Learning System of Object-Oriented Patterns) utiliza um processo de diagnóstico contextual e uniforme visando auxiliar os projetistas de software na correta aplicação dos padrões de projeto em sistemas legados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.citation.issue | 1702 | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Relatórios |
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