Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1962
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, George de Souza | - |
dc.contributor.author | Soares, Adriana Benevides | - |
dc.contributor.author | Lima, Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-12T12:26:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:57Z | - |
dc.date.issued | 2002-12-31 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, G. de S.; SOARES, a. B.; LIMA, C. Utilização de poliedros : um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 12 p. (Relatório Técnico, 16/02) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1962 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Relatório Técnico NCE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poliedros | pt_BR |
dc.subject | Geometrial espacial | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Utilização de poliedros: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresenta uma proposta didática alternativa de introdução à geometria espacial, principalmente aos poliedros, através do uso do computador. O software utilizado foi Poly. Este programa permite o reconhecimento e análise dos diferentes poliedros, através da manipulação das figuras em suas variadas representações: as imagens tridimensionais, as planificações e as incrustações topológicas no plano. Um objetivo importante é o de mostrar ao aluno uma gama de figuras poliédricas, facilitando, por consequência, o processo de visualização. As atividades de ensino elaboradas foram aplicadas em turmas concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública situada na cidade do Rio de Janeiro. A partir da experiência realizada, são discutidos os alguns fatores educacionais e tecnológicos que impulsionaram a facilidade da compreensão de conceitos de poliedros, faces, arestas e vértices. As atividades elaboradas também mostram os aspectos fundamentais dos processos de generalização e construção de relações matemáticas, tal como a relação de Euler (V + F = A + 2). O uso do computador, com ferramenta de ensino, apresentou vantagens em relação à metodologia tradicional, tal com a simplificação de observação de figuras de difícil construção pelo professor. Isto resultou numa melhoria para a compreensão dos conceitos abordados e representação mental das figuras poliédricas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.citation.issue | 1602 | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
16_02_000613402.pdf | 715.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.