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http://hdl.handle.net/11422/19642
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Carlos Eduardo Lopes da | - |
dc.contributor.author | Silva, Isabela Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T18:27:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabela Antunes. Uma proposta de gamificação para educação ambiental com foco em reciclagem. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19642 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Design thinking | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Recycling | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de gamificação para educação ambiental com foco em reciclagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3661779648574360 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Laricchia, Camila Rolim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0781779929562675 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Juliana Damaris Candido de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4376782478387743 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável consiste na sensibilização e conscientização da população acerca do consumo e do descarte de resíduos. A presente pesquisa teve como objetivo identificar os principais desafios relacionados à reciclagem e desenvolver uma solução focada em educação ambiental utilizando técnicas de gamificação – visando alcançar, principalmente, crianças e jovens. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa exploratória para a construção de uma base teórica capaz de sustentar conceitualmente o projeto e, em seguida, utilizando o Design Thinking como abordagem para criar, desenvolver, prototipar e testar um instrumento de educação ambiental com o público-alvo. A relação entre pesquisa e prática foi estabelecida de forma exitosa por meio de uma dinâmica em um evento com diversos usuários que, após experimentação, expressaram opinião sobre a proposta. Como resultado, obteve-se um grau de aprovação considerado satisfatório para o desenvolvimento do produto final, que será um game (digital). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Produção |
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