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dc.contributor.advisorGuimarães, Gustavo Vaz de Mello-
dc.contributor.authorBeraldo, Karinna Wenderosck-
dc.date.accessioned2023-01-30T18:27:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:48Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationBERALDO, Karinna Wenderosck. Estacas hélice contínuas: avaliação de desempenho de métodos semiempíricos para previsão da capacidade de carga de ruptura geotécnica. 2022. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19643-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstaca hélice contínuapt_BR
dc.subjectGeotécnicapt_BR
dc.subjectCapacidade de cargapt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectContinuous flight auger pilespt_BR
dc.subjectGeotechnicalpt_BR
dc.subjectBearing capacitypt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleEstacas hélice contínuas: avaliação de desempenho de métodos semiempíricos para previsão da capacidade de carga de ruptura geotécnicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3614907040658759pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Lucas Marques Pires da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569347731590077pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Mauricio do Espirito Santo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8604635938341817pt_BR
dc.description.resumoRealizou-se uma análise comparativa entre seis métodos convencionais adotados no Brasil para estimativa de capacidade de carga geotécnica de estacas tipo hélice continua e o método internacional da Federal Highway Administration (FHWA (1999) a partir das considerações de Arcement e Coleman (2002)). Para realizar a comparação também foram utilizados os resultados de nove provas de carga estáticas em estacas hélice contínua, com características geométricas (diâmetro e comprimento) diferentes, implantadas em tipos de solos diversos. Para cada prova de carga apresenta-se a sondagem de reconhecimento do solo com medida de N SPT . Destaca-se que, para obter a carga de ruptura a partir das curvas “carga versus recalque” das estacas foram realizadas extrapolações baseadas no tradicional método de Van Der Veen (1953) e uma função hiperbólica proposta por Silva (2019). Além disso, sempre que possível o critério de ruptura da NBR 6122 (ABNT, 2019) foi empregado. A partir destas metodologias foi realizada uma análise comparativa de previsão versus desempenho, para verificar em cada caso o método semiempírico mais adequado para dimensionamento geotécnico de estacas tipo hélice contínua submetidas a esforços de compressão. Em linhas gerais, observou-se que o método da FHWA (2007) apresentou resultados a favor da segurança em quase todos os casos apresentados e a extrapolação de Van Der Veen (1953) foi a que melhor representou as cargas de ruptura geotécnicas estimadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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