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http://hdl.handle.net/11422/19643
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Guimarães, Gustavo Vaz de Mello | - |
dc.contributor.author | Beraldo, Karinna Wenderosck | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T18:27:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.citation | BERALDO, Karinna Wenderosck. Estacas hélice contínuas: avaliação de desempenho de métodos semiempíricos para previsão da capacidade de carga de ruptura geotécnica. 2022. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19643 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estaca hélice contínua | pt_BR |
dc.subject | Geotécnica | pt_BR |
dc.subject | Capacidade de carga | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Continuous flight auger piles | pt_BR |
dc.subject | Geotechnical | pt_BR |
dc.subject | Bearing capacity | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering | pt_BR |
dc.title | Estacas hélice contínuas: avaliação de desempenho de métodos semiempíricos para previsão da capacidade de carga de ruptura geotécnica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3614907040658759 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Lucas Marques Pires da | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569347731590077 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Mauricio do Espirito Santo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8604635938341817 | pt_BR |
dc.description.resumo | Realizou-se uma análise comparativa entre seis métodos convencionais adotados no Brasil para estimativa de capacidade de carga geotécnica de estacas tipo hélice continua e o método internacional da Federal Highway Administration (FHWA (1999) a partir das considerações de Arcement e Coleman (2002)). Para realizar a comparação também foram utilizados os resultados de nove provas de carga estáticas em estacas hélice contínua, com características geométricas (diâmetro e comprimento) diferentes, implantadas em tipos de solos diversos. Para cada prova de carga apresenta-se a sondagem de reconhecimento do solo com medida de N SPT . Destaca-se que, para obter a carga de ruptura a partir das curvas “carga versus recalque” das estacas foram realizadas extrapolações baseadas no tradicional método de Van Der Veen (1953) e uma função hiperbólica proposta por Silva (2019). Além disso, sempre que possível o critério de ruptura da NBR 6122 (ABNT, 2019) foi empregado. A partir destas metodologias foi realizada uma análise comparativa de previsão versus desempenho, para verificar em cada caso o método semiempírico mais adequado para dimensionamento geotécnico de estacas tipo hélice contínua submetidas a esforços de compressão. Em linhas gerais, observou-se que o método da FHWA (2007) apresentou resultados a favor da segurança em quase todos os casos apresentados e a extrapolação de Van Der Veen (1953) foi a que melhor representou as cargas de ruptura geotécnicas estimadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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