Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19650
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso do recolhimento compulsório como um instrumento complementar de política monetária em regime de metas de inflação
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Hícaro de Souza
Advisor: Modenesi, Andre de Melo
Abstract: Este trabalho analisa o uso do Recolhimento Compulsório como um instrumento complementar à taxa de juros em um Regime de Metas de Inflação. A análise foca no caso brasileiro onde, apresentadas as perversidades intrínsecas de seus canais de transmissão, as consequentes implicações macroeconômicas das mesmas e a funcionalidade do regime no país, o Recolhimento Compulsório se apresentaria como um instrumento complementar à condução de uma política monetária unicamente com base nos pressupostos teóricos originais do Regime de Metas de Inflação. Dentro desta perspectiva, o trabalho utiliza como base algumas análises teóricas e empíricas referentes à recente experiência do uso deste instrumento em países latino-americanos. O Recolhimento Compulsório seria um importante instrumento para atenuar os efeitos colaterais da política de taxa de juros e dos ciclos financeiros.
Keywords: Política monetária
Regime de metas de inflação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Hícaro de Souza. O uso do recolhimento compulsório como um instrumento complementar de política monetária em regime de metas de inflação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HSOliveira.pdf345.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.