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dc.contributor.advisorAmorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.authorChrispino, Renata Pereira-
dc.date.accessioned2023-02-01T18:06:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:49Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationCHRISPINO, Renata Pereira. No chão da sala de aula: o que os professores fazem para alfabetizar crianças com ritmos diferentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19653-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPegagogiapt_BR
dc.titleNo chão da sala de aula: o que os professores fazem para alfabetizar crianças com ritmos diferentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee2Giambiagi, Irene-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo entender como professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental – anos de concretização da alfabetização–, com crianças de ritmos diferentes, trabalham com elas dentro de sala de aula para haver um processo de alfabetização completo. A metodologia consistiu em uma análise qualitativa dos dados produzidos em entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras que atuam em diferentes instituições escolares no estado do Rio de Janeiro. Refletimos sobre pontos em relação a metodologias utilizadas dentro de sala de aula, como foram adquiridas e quais são as mais utilizadas pelas professoras para a alfabetização de crianças com ritmos diferentes. As professoras, que foram sujeitos dessa pesquisa, foram selecionadas a partir de suas respostas potencialmente mais completas e aprofundadas, registradas em um formulário de pesquisa, realizada no Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita (GRAFE), intitulada “Saberes docentes dos alfabetizadores, trajetórias formativas que potencializam e limitam suas práticas”. A partir do que foi possível construir na pesquisa, analisamos neste estudo três eixos, sendo eles: 1) “Conhecer o aluno é o ponto de partida para alfabetizar”; 2) Metodologias diversificadas favorecem o trabalho com alunos que possuem ritmos diferentes de aprendizagem; 3) Importância de um trabalho coletivo: esforço da comunidade escolar para o desenvolvimento da criança. Pesquisar sobre as práticas alfabetizadoras de professores, principalmente com crianças que desafiam e tencionam para outro olhar, é necessário para ampliar a formação de professores e potencializar o processo de alfabetização dessas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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