Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19656
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação e assistência à infância na cidade do Rio de Janeiro nos séculos XX e XXI: rupturas e permanências na Fundação Darcy Vargas
Author(s)/Inventor(s): Conceição, Livia de Fátima de Oliveira Marques da
Advisor: Xavier, Libânia Nacif
Abstract: O estudo objetivou analisar as concepções de infância e educação na implementação da Fundação Darcy Vargas, no início do século XX, assinalando as permanências e rupturas que permeiam dois momentos do trabalho educativo-filantrópico da Fundação: a Casa do Pequenos Jornaleiro e a, atualmente, Escola Fundação Darcy Vargas. Inaugurada em 1938 pela primeira-dama do Brasil a fundação, que leva seu nome, tinha como objetivo acolher, educar e encaminhar esse “menor trabalhador”, para que tivesse uma formação moral e instrumental e se tornasse um cidadão útil. Sua criação se deu no contexto do Estado Novo (1937-1945), momento em que diferentes concepções sobre educação, infância, assistência e remodelação urbana permearam o debate público brasileiro e carioca. No período da República, sobretudo na Era Vargas, houve um intenso trabalho no âmbito filantrópico para combater problemáticas sociais, como os menores que transitavam nas ruas vendendo jornais. Sobre esses jovens, pairava o medo de que sua exposição aos males da rua os levassem, no futuro, a cometer delitos. Diante do contexto de reformas e da busca pela formação dos cidadãos, foi criada a Casa do Pequeno Jornaleiro, no âmbito da referida Fundação. Marcada como uma das maiores obras de cunho assistencialista do período, a Casa do Pequeno Jornaleiro teve grande valor histórico e cultural para a sociedade fluminense. No tocante, utilizamos os conceitos de infância e assistência a partir dos estudos de Irma Rizzini (1993a; 1993b; 1999; 2011) e dados sobre a vida de Darcy Vargas e sua Fundação, com base em Simili (2008). Além dessas referências, trabalhamos com a documentação preservada no CPDOC-FGV e na própria instituição e artigos de jornais da época disponíveis na Biblioteca Nacional Digital (BNDigital). Diante do entendimento de que a educação das crianças de classes populares oscilou entre o cuidar e o educar para o trabalho, considera-se que a instituição foi baseada na concepção da época de menor desvalido, um sujeito que precisava de amparo para não se tornar um desviante e, sim, um indivíduo formado para o trabalho, encontrando, nessa chave, sua formação como sujeito participante da nação. Com algumas rupturas, diante das novas concepções de criança e educação que surgem no fim do século XX e início do XIX, a atual Escola Fundação se configura na ação no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio empreendedor para a população vulnerável da Região Portuária do Rio de Janeiro com uma nova visão educacional, contudo mantendo seu viés assistencialista.
Keywords: Infância
Assistencialismo
Educação
Fundação Darcy Vargas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CONCEIÇÃO, Livia de Fátima de Oliveira Marques da. Educação e assistência à infância na cidade do Rio de Janeiro nos séculos XX e XXI: rupturas e permanências na Fundação Darcy Vargas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LConceição.pdf679.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.