Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia Raquel | - |
dc.contributor.author | Cypriano, Siva Paim | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T18:23:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.citation | CYPRIANO, Siva Paim. Baú de memórias da escola: narrativas pedagógicas de afeto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19658 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Afeto | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.title | Baú de memórias da escola: narrativas pedagógicas de afeto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Roncarati, Mariana | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca reunir narrativas de memórias afetivas da escola como um baú de memórias, inspirado no movimento de Guilherme Augusto Araújo Fernandes, personagem principal do livro que leva o seu nome, a fim de entender de que maneiras essas memórias e trajetórias escolares influenciam os nossos caminhos. Apresento a seguinte questão enquanto norteadora do trabalho: aquilo que vivemos nos cotidianos escolares e fica nas nossas memórias tem relação com as nossas trajetórias? No que tange ao caminho metodológico, esta pesquisa se desenvolve a partir das concepções da pesquisa nos/dos/com os cotidianos dialogando com o movimento Sentimento de mundo, proposto por Nilda Alves, entrelaçada às perspectivas da metodologia de conversas e elementos da narrativa autobiográfica. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir das memórias de Anna Júlia, Rita e Rosana, contadas durante as conversas, que constituem, junto às minhas, o nosso baú de memórias. Os conceitos de memória e afetos são desenvolvidos, principalmente, a partir das produções de Deleuze (2017), Carvalho (2011) e Garcia (1999), e estabelecem diálogo com as narrativas apresentadas. A pesquisa traz, a partir das conversas, as diferentes memórias pedagógicas de afeto, que demonstram e levam à conclusão de como o que vivenciamos no espaçotempo escolar pode ser fundamental em decisões futuras e como as nossas memórias carregam e compartilham esses afetos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SCypriano.pdf | 533.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.