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dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia Raquel-
dc.contributor.authorCypriano, Siva Paim-
dc.date.accessioned2023-02-02T18:23:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:49Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationCYPRIANO, Siva Paim. Baú de memórias da escola: narrativas pedagógicas de afeto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19658-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleBaú de memórias da escola: narrativas pedagógicas de afetopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee2Roncarati, Mariana-
dc.description.resumoEste trabalho busca reunir narrativas de memórias afetivas da escola como um baú de memórias, inspirado no movimento de Guilherme Augusto Araújo Fernandes, personagem principal do livro que leva o seu nome, a fim de entender de que maneiras essas memórias e trajetórias escolares influenciam os nossos caminhos. Apresento a seguinte questão enquanto norteadora do trabalho: aquilo que vivemos nos cotidianos escolares e fica nas nossas memórias tem relação com as nossas trajetórias? No que tange ao caminho metodológico, esta pesquisa se desenvolve a partir das concepções da pesquisa nos/dos/com os cotidianos dialogando com o movimento Sentimento de mundo, proposto por Nilda Alves, entrelaçada às perspectivas da metodologia de conversas e elementos da narrativa autobiográfica. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir das memórias de Anna Júlia, Rita e Rosana, contadas durante as conversas, que constituem, junto às minhas, o nosso baú de memórias. Os conceitos de memória e afetos são desenvolvidos, principalmente, a partir das produções de Deleuze (2017), Carvalho (2011) e Garcia (1999), e estabelecem diálogo com as narrativas apresentadas. A pesquisa traz, a partir das conversas, as diferentes memórias pedagógicas de afeto, que demonstram e levam à conclusão de como o que vivenciamos no espaçotempo escolar pode ser fundamental em decisões futuras e como as nossas memórias carregam e compartilham esses afetos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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