Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19681
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capeller, Ivan | - |
dc.contributor.author | Amaral, João Victor Vasconcellos do | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T17:49:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, João Victor Vasconcellos do. Tabula rasa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19681 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Relatórios técnicos | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.title | Tabula rasa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O relatório técnico do curta-metragem Tábula Rasa descreve todos os processos referentes à concepção, produção e realização deste projeto, contemplando todos os estágios de produção: pré, produção e pós. Além disso, indica os fatores que determinaram as tomadas de decisão em cada etapa e conceitua as opções de linguagem audiovisual escolhidas pela direção geral, direção de fotografia, direção de arte, roteiro, direção de trilha sonora e atuação. O curta conta a história de uma jovem sem nome, que acorda em um apartamento desconhecido, com aspecto fantasmagórico. Ao longo do filme, a personagem interage com uma imagem com alguns objetos-chave para o enredo: o espelho, a filmadora e o bilhete. O espelho apresenta um reflexo diferente de sua imagem original, uma versão distorcida da personagem principal. Já o bilhete em cima da mesa da sala revela um recado: Veja o Vídeo. O vídeo reproduzido mostra a própria personagem, de frente ao espelho, repetindo a frase “Estou livre do meu passado” como um mantra. Neste momento, a trilha sonora passa a cumprir um papel fundamental, para a personagem, que agora volta a reconhecer sua imagem no espelho, mas parece não suportar o caos sonoro e um tom agudo crescente que invade seus ouvidos. A dor e o incômodo causados pelo som fazem com que a personagem entre em crise, principalmente diante do espelho que agora está quebrado, coberto de sangue. O clímax do curta se dá no momento em que a personagem, em um ato desesperado, bate repetidamente com a cabeça no espelho que, em vez de quebrar mais, vai se consertando magicamente a cada batida. Então, a personagem volta a ver a imagem distorcida de si mesma; deixa o mesmo bilhete para si mesma e joga o anterior no lixo, que está cheio de bilhetes amassados idênticos a este. A personagem, então, retorna ao quarto e dorme novamente. O último plano do curta é o mesmo que o primeiro, indicando que a personagem está prestes a acordar novamente na mesma situação, em uma espécie de looping temporal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JAmaral.pdf | 377.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.