Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19684
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cuidado com os idosos institucionalizados: o papel da vigilância sanitária na garantia das condições sanitárias mínimas de funcionamento das ILPIs
Author(s)/Inventor(s): Jesus, Janaina Pereira de
Advisor: Carvalho, Marcia Aparecida Ribeiro de
Abstract: O envelhecimento populacional é destaque não só no Brasil, mas em todo mundo, projeções de Institutos de pesquisa referem um aumento significativo na população idosa no Brasil nos próximos anos, em contrapartida instituições de assistência ao idoso multiplicam-se em todo País e por vezes sem oferecer um cuidado digno ao idoso residente. O presente estudo tem o objetivo de discutir os cuidados dos idosos em Instituições de Longa permanência para idosos (ILPIs) e o papel da Vigilância sanitária na garantia das condições sanitárias mínimas de funcionamento dessas instituições, avaliando as condições mínimas de organização da ILPIs a partir da percepção das necessidades do idoso, além do avanço das políticas que garantem os cuidados com os idosos institucionalizados. A metodologia consiste em uma revisão narrativa, realizada através da pesquisa em base de dados de artigos científicos referentes ao tema proposto, em resposta a uma pergunta norteadora e a discussão dos resultados dos artigos incluídos, da pesquisa da legislação vigente e de políticas públicas relacionadas à qualidade de vida do idoso. Conclui-se a importância da Vigilância Sanitária na garantia dos cuidados, através da fiscalização, monitoramento das instituições, e na aplicabilidade da legislação vigente, auxiliado pelo fortalecimento da entidade, garantindo assim a qualidade de vida dos idosos institucionalizados.
Keywords: Instituições de longa permanência para idosos
Idoso
Direitos dos idosos
Legislação
Vigilância sanitária
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Oct-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: JESUS, Janaina Pereira de. Cuidado com os idosos institucionalizados: o papel da vigilância sanitária na garantia das condições sanitárias mínimas de funcionamento das ILPIs. 2022. 39 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPJesus.pdf226.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.