Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDuarte, Andrea Lima Belfort-
dc.contributor.authorSilva, Arianne Souza da-
dc.date.accessioned2023-02-15T11:17:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:49Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19717-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLínguas clássicaspt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.titleLetras clássicas no ensino superior brasileiro: um estudo sob a ótica da motivaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8480837912430681pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4455838506161338pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Uflacker, Cristina Marques-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6350401315177526pt_BR
dc.description.resumoA motivação é um fenômeno complexo que tem sido objeto de investigação de diversas áreas do saber e cujo propósito visa a compreensão dos princípios que levam o ser humano a agir, tomar decisões ou optar por algo em diferentes contextos sociais. Com o objetivo de investigar a motivação pela escolha e pela permanência de alunos em cursos de Letras Clássicas em uma Instituição de Ensino Superior brasileira, tomando como base teórica pesquisas já realizadas acerca da motivação e do ensino de línguas como Vianna (1990), Costa (2006), Brock (2006), Heck (2013) e Miotti (2006), desenvolvemos esta pesquisa de base qualitativa por meio de entrevistas com 23 informantes que optaram pelas Letras Clássicas no curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A análise de dados possibilitou a percepção da diversidade do perfil do estudante e revelou os fatores Motivacionais Intrínsecos e Extrínsecos mais presentes nas escolhas das Línguas Clássicas. Os resultados da análise concedem informações para a elaboração de ações organizadas pelas Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de Letras Clássicas, ao mesmo tempo em que oferecem dados que possibilitam uma compreensão mais ampla do perfil desse aluno na contemporaneidade. E, ainda, podem corroborar, para o suporte de planejamento de cursos, ofertas de atualizações de materiais didáticos voltados para os discentes e suas demandas, dialogando, assim, com uma abordagem de ensino em que o sujeito da aprendizagem é motivado a aprender a língua clássica partindo da sensibilização de seus próprios interesses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS CLASSICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Latim

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASSilva.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.