Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19717
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Duarte, Andrea Lima Belfort | - |
dc.contributor.author | Silva, Arianne Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T11:17:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:49Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19717 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Línguas clássicas | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Letras clássicas no ensino superior brasileiro: um estudo sob a ótica da motivação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8480837912430681 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4455838506161338 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Uflacker, Cristina Marques | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6350401315177526 | pt_BR |
dc.description.resumo | A motivação é um fenômeno complexo que tem sido objeto de investigação de diversas áreas do saber e cujo propósito visa a compreensão dos princípios que levam o ser humano a agir, tomar decisões ou optar por algo em diferentes contextos sociais. Com o objetivo de investigar a motivação pela escolha e pela permanência de alunos em cursos de Letras Clássicas em uma Instituição de Ensino Superior brasileira, tomando como base teórica pesquisas já realizadas acerca da motivação e do ensino de línguas como Vianna (1990), Costa (2006), Brock (2006), Heck (2013) e Miotti (2006), desenvolvemos esta pesquisa de base qualitativa por meio de entrevistas com 23 informantes que optaram pelas Letras Clássicas no curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A análise de dados possibilitou a percepção da diversidade do perfil do estudante e revelou os fatores Motivacionais Intrínsecos e Extrínsecos mais presentes nas escolhas das Línguas Clássicas. Os resultados da análise concedem informações para a elaboração de ações organizadas pelas Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de Letras Clássicas, ao mesmo tempo em que oferecem dados que possibilitam uma compreensão mais ampla do perfil desse aluno na contemporaneidade. E, ainda, podem corroborar, para o suporte de planejamento de cursos, ofertas de atualizações de materiais didáticos voltados para os discentes e suas demandas, dialogando, assim, com uma abordagem de ensino em que o sujeito da aprendizagem é motivado a aprender a língua clássica partindo da sensibilização de seus próprios interesses. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS CLASSICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Latim |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASSilva.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.