Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19726
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silveira, Marcelo da Rocha | - |
dc.contributor.author | Melo, Lucas Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T15:35:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Lucas Almeida de. Arte nazifascista e estética reacionária: a extrema direita no Governo Bolsonaro (2018 – 2022). 2022. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19726 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte nazifascista | pt_BR |
dc.subject | Estética reacionária | pt_BR |
dc.subject | Governo Bolsonaro | pt_BR |
dc.title | Arte nazifascista e estética reacionária: a extrema direita no Governo Bolsonaro (2018 – 2022) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca analisar os conceitos históricos, estético-culturais e artísticos do governo de extrema direita de Jair Messias Bolsonaro (2018 – 2022). Para isso, foi-se necessário catalogar, monitorar, registrar fotografias, investigar os fatos históricos alinhados a uma pesquisa de fontes primárias (jornais, revistas, redes sociais, Youtube). O conceito sobre o Nazifascismo é uma conjuração de dois projetos autoritários criados na Europa Ocidental no começo do século XX dos regimes de Adolf Hitler (1889 – 1945) e Benito Mussolini (1883 – 1945). Todo projeto hegemônico de poder busca na história da arte os fundamentos na construção de imagens vinculando a ideologia e o programa estatal de propagandas e em regimes autoritários, essas relações de poder serão ainda mais fortes. Por que tais políticas reacionárias conseguem comunicar com a sociedade e o discurso militarizante e a cultura bélica conquista as massas? É necessário repensar a relação da arte em regimes antidemocráticos e o seu poder de persuasão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAMelo.pdf | 5.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.