Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19727
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz e suas contribuições para a comunicação e divulgação científica sobre a COVID-19 no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Guimarães, Marcus Vinícius de Albuquerque
Advisor: Felipe, Carla Beatriz Marques
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso visa investigar as ações da Rede de Bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) que contribuam para o processo da comunicação e divulgação científica sobre a COVID-19 no Brasil. Sendo uma das instituições de referência no campo da Saúde Pública, a FIOCRUZ se posiciona no centro da pesquisa científica nacional e latino-americana em combate à pandemia da COVID-19. Para os procedimentos metodológicos, o trabalho utiliza a pesquisa de nível exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, natureza empírica e levantamento bibliográfico de literatura especializada. Como técnica de coleta de dados, utiliza um questionário, pelo qual foi aplicado às bibliotecas físicas da FIOCRUZ, universo da pesquisa sob estudo. Tendo coletado respostas de bibliotecas dos estados de Amazonas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais, apresenta como resultados a oferta dos seguintes serviços e produtos sobre COVID-19: boletins temáticos mensais, como o Boletim BiblioCovid, realização de eventos científicos, participação em projetos de gestão de dados de pacientes hospitalizados com COVID-19, como o VODAN BR, dentre outras ações. De acordo com as respostas, 85,7% consideram as bibliotecas como instituições de máxima relevância para auxílio às pesquisas científicas sobre a COVID-19. Concluí, portanto, que as bibliotecas especializadas em saúde, da Rede de Bibliotecas FIOCRUZ, contribuem ativamente para o processo da comunicação e divulgação científica, sendo instituições de relevância estratégica para a manutenção da qualidade da pesquisa científica brasileira.
Keywords: Bibliotecas especializadas
Comunicação científica
Divulgação científica
COVID-19
Fundação Oswaldo Cruz
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GUIMARÃES, Marcus Vinícius de Albuquerque. As bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz e suas contribuições para a comunicação e divulgação científica sobre a COVID-19 no Brasil. 2021. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVAGuimarães.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.