Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Laíse Ribas-
dc.contributor.authorRego, Márcia Pinto Viegas-
dc.date.accessioned2023-02-15T16:48:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:50Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19729-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.titleAmor e ironia na poesia de Cacasopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1754323902435093pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9087378821387818pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a presença da ironia em poemas de amor do poeta Antônio Carlos de Brito Cacaso, poeta da geração dos anos 1970 no Brasil. A poesia dessa época, no geral, é marcada pela presença da linguagem que aproxima o “eu” do poema do “eu” leitor, pelo aspecto manufaturado de produção e pela coloquialidade. A ironia se manifesta, em geral, como recurso dessa forma de produção poética, e para uma breve abordagem dessa questão foi utilizado o estudo de Lélia Parreira Duarte (1994), Ironia, humor e fingimento literário. Para os poemas de Cacaso, serão trazidos poemas dos livros Grupo escolar (1974), Mar de mineiro (1982), Beijo na boca e outros poemas (1985), e as antologias Lero-lero (2002) e Poesia completa (2020). Quanto ao estudo sobre a ironia, foi utilizado o texto Ironia, humor e fingimento literário (1994), da autora Lélia Parreira Duartept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPVRego.pdf282.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.