Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19731
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Paulo da Costa e Silva de | - |
dc.contributor.author | Correia, Caio Andrade Araújo Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T16:56:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Caio Andrade Araújo Martins. O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980). 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19731 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Elza Soares | pt_BR |
dc.subject | Capas de disco | pt_BR |
dc.subject | Música brasileira | pt_BR |
dc.subject | Artes gráficas | pt_BR |
dc.subject | Visualidade e música | pt_BR |
dc.title | O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho investigou a relação entre visualidade e sonoridade nas capas dos discos de Elza Soares durante as primeiras duas décadas de carreira da cantora, em um intervalo compreendido entre 1960 e 1980. Lançadas por 3 gravadoras diferentes (Odeon, Tapecar e CBS, respectivamente), tais capas foram produzidas em um momento ascendente, afirmativo e/ou conflituoso na carreira da cantora, que neste século foi revisitada e abraçada pela nova geração como uma porta-voz dos problemas sociais do Brasil. Por isso, entre uma indústria recente e capista de LPs que começa a surgir e se aperfeiçoar no país, movimentos importantes como a bossa nova, ditadura e exílio, falsas problemas de um casamento cada vez menos feliz, tem-se um fértil terreno com elementos que moldam o repertório e a construção da persona Soares à época. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAAMCorreia.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.