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dc.contributor.advisorVieira, Wilson-
dc.contributor.authorCambra, Amanda Siciliano-
dc.date.accessioned2023-02-16T12:16:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:50Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.citationCAMBRA, Amanda Siciliano. A mercantilização da educação superior motivada pela dicotomia neodesenvolvimentista e neoliberal: o caso brasileiro. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19736-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercantilizaçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA mercantilização da educação superior motivada pela dicotomia neodesenvolvimentista e neoliberal: o caso brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8556699624197113pt_BR
dc.contributor.referee1Gentil, Denise Lobato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387123116623256pt_BR
dc.contributor.referee2Mathias, João Felippe Cury Marinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5695324429380473pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo associar a discussão da mercantilização da educação superior no Brasil aos seus regimes econômicos de governo adotados desde o ano de 1995 - neoliberal e novo-desenvolvimentista. A escolha por esse tema se faz importante por conta da escassez de estudos sobre o mesmo, atrelado a uma visão mais histórica e característica, fundamental para seu maior entendimento e rompimentos de padrões nos pensamentos sociais como um todo. Assim, buscou-se primeiramente estudar as particularidades que englobam os dois regimes econômicos, neoliberal e novo-desenvolvimentista, para depois conectá-las a cada momento dos governos brasileiros. Por último, é feito um estudo histórico das políticas de mercantilização da educação superior durante os mesmos governos brasileiros, concluindo que a inserção da educação superior na lógica de mercado nos governos de regime neoliberal (FHC e Temer) permanece nos governos ditos novo-desenvolvimentistas (Lula e Dilma), porém esses últimos se dedicam de forma significativa também às políticas sociais que envolvem o ensino superior e à educação superior pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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