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dc.contributor.advisorPaixão, Marcelo Jorge de Paula-
dc.contributor.authorSant'Anna, Danielle Oliveira-
dc.date.accessioned2023-02-24T13:55:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:50Z-
dc.date.issued2013-03-
dc.identifier.citationSANT'ANNA, Danielle Oliveira. O desafio da promoção da equidade racial na escola à luz dos indicadores educacionais brasileiros. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19745-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectDesigualdade econômicapt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.titleO desafio da promoção da equidade racial na escola à luz dos indicadores educacionais brasileirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3823979332847710pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Kubrusly, Lucia Silva-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2919685314104939pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca traçar um panorama das assimetrias raciais presentes nos indicadores educacionais de rendimento, através da análise do SAEB 2005 e da Prova Brasil 2009. Pudemos verificar que os alunos negros apresentam os piores resultados, e os brancos os melhores. Ademais, os exercícios de desagregação feitos a partir da Prova Brasil nos permitiram concluir que o nível socioeconômico, embora importante, não foi suficiente para explicar totalmente as assimetrias raciais de proficiência. O mesmo ocorreu com a infraestrutura da escola. Argumenta-se que existem fatores, para além do nível socioeconômico e das condições físicas de instalação das instituições de ensino, que poderiam explicam o menor desempenho escolar de alunos negros, comparativamente aos brancos. Um deles seria a existência de práticas discriminatórias cristalizadas na escola, que acaba se tornando um lócus de ratificação, em vez da superação, das desigualdades existentes na sociedade como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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