Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19745
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paixão, Marcelo Jorge de Paula | - |
dc.contributor.author | Sant'Anna, Danielle Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T13:55:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2013-03 | - |
dc.identifier.citation | SANT'ANNA, Danielle Oliveira. O desafio da promoção da equidade racial na escola à luz dos indicadores educacionais brasileiros. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19745 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade econômica | pt_BR |
dc.subject | Discriminação racial | pt_BR |
dc.title | O desafio da promoção da equidade racial na escola à luz dos indicadores educacionais brasileiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3823979332847710 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Kubrusly, Lucia Silva | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2919685314104939 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca traçar um panorama das assimetrias raciais presentes nos indicadores educacionais de rendimento, através da análise do SAEB 2005 e da Prova Brasil 2009. Pudemos verificar que os alunos negros apresentam os piores resultados, e os brancos os melhores. Ademais, os exercícios de desagregação feitos a partir da Prova Brasil nos permitiram concluir que o nível socioeconômico, embora importante, não foi suficiente para explicar totalmente as assimetrias raciais de proficiência. O mesmo ocorreu com a infraestrutura da escola. Argumenta-se que existem fatores, para além do nível socioeconômico e das condições físicas de instalação das instituições de ensino, que poderiam explicam o menor desempenho escolar de alunos negros, comparativamente aos brancos. Um deles seria a existência de práticas discriminatórias cristalizadas na escola, que acaba se tornando um lócus de ratificação, em vez da superação, das desigualdades existentes na sociedade como um todo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOSant'Anna.pdf | 348.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.