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dc.contributor.advisorOliveira, Dinah de-
dc.contributor.authorLanzellotti, Vivian dos Santos-
dc.date.accessioned2023-02-27T13:50:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLANZELLOTTI, Vivian dos Santos. Espiritualidade na arte. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19752-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeusespt_BR
dc.subjectMitologia brasileirapt_BR
dc.subjectSubstânciapt_BR
dc.subjectMágiapt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.titleEspiritualidade na artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoAs obras de Espiritualidade na Arte foram criadas com o pensamento de serem deixadas na natureza para que o tempo as modificasem através do processo de erosão, necessitando apresentar materiais que não contaminassem ou se acumulassem, sendo consebidas assim com materiais naturais, criando uma interlocução entre a arte e a espiritualidade de uma forma diferente ao apresentado nas obras renascentistas, abordando assim outra formas de cultuar o divino, as esculturas utilizando barro, barbante e fitas remetem a ancestralidade brasileira, tanto religiosa quanto biológica, mostrando assim outra visão de como a espiritualidade é vista. Com esse objetivo em mente busca-se homenagear os nossos ancestrais, tendo o período colonial como inspiração periodo no qual a escravidão esteve em alta. A exposição foi realizada na UFRJ nos pelotis do predio Jorge Moreira Machado (Predio da Reitoria), tendo os atistas Celeida Tostes, Rosana Paulino, Joseph Beuys e Tunga como inspiração e base para a realização das obras, que seram modificadas pelo tempo, acumulando assim novas marcas e formas como o corpo humano, tornando-as peças únicas a cada dia – assim como a vida – e por fim destruídas pelo próprio tempo como a morte é para o homem, deixano como único registro as fotografias, tiradas para registrar o momento. Assim apresentamos uma nova forma de entender como a vida é passageira. Logo a criação dos mitos é lendas que vinheram a ser criadas pela cultura brasieira e reproduzidas nas cinco obras expostas tiveram a intenção de levantar questões políticas e espirituais em uma sociedade intolerante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais - Escultura

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