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http://hdl.handle.net/11422/19752
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Dinah de | - |
dc.contributor.author | Lanzellotti, Vivian dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T13:50:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | LANZELLOTTI, Vivian dos Santos. Espiritualidade na arte. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19752 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deuses | pt_BR |
dc.subject | Mitologia brasileira | pt_BR |
dc.subject | Substância | pt_BR |
dc.subject | Mágia | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.title | Espiritualidade na arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | As obras de Espiritualidade na Arte foram criadas com o pensamento de serem deixadas na natureza para que o tempo as modificasem através do processo de erosão, necessitando apresentar materiais que não contaminassem ou se acumulassem, sendo consebidas assim com materiais naturais, criando uma interlocução entre a arte e a espiritualidade de uma forma diferente ao apresentado nas obras renascentistas, abordando assim outra formas de cultuar o divino, as esculturas utilizando barro, barbante e fitas remetem a ancestralidade brasileira, tanto religiosa quanto biológica, mostrando assim outra visão de como a espiritualidade é vista. Com esse objetivo em mente busca-se homenagear os nossos ancestrais, tendo o período colonial como inspiração periodo no qual a escravidão esteve em alta. A exposição foi realizada na UFRJ nos pelotis do predio Jorge Moreira Machado (Predio da Reitoria), tendo os atistas Celeida Tostes, Rosana Paulino, Joseph Beuys e Tunga como inspiração e base para a realização das obras, que seram modificadas pelo tempo, acumulando assim novas marcas e formas como o corpo humano, tornando-as peças únicas a cada dia – assim como a vida – e por fim destruídas pelo próprio tempo como a morte é para o homem, deixano como único registro as fotografias, tiradas para registrar o momento. Assim apresentamos uma nova forma de entender como a vida é passageira. Logo a criação dos mitos é lendas que vinheram a ser criadas pela cultura brasieira e reproduzidas nas cinco obras expostas tiveram a intenção de levantar questões políticas e espirituais em uma sociedade intolerante. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais - Escultura |
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