Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19765
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Paulo da Costa e | - |
dc.contributor.author | Sabino, Saullo Storni Lehmkuhl | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T14:14:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SABINO, Saullo Storni Lehmkuhl. A concertina na paisagem urbana. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19765 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poéticas urbanas | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Medo | pt_BR |
dc.title | A concertina na paisagem urbana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A concertina é um símbolo da cidade contemporânea, um símbolo que, apesar de onipresente, ainda é pouco visto, pouco falado, pouco pensado. Um dos objetivos da minha pintura é dar visibilidade a esse símbolo, reformulando-o plasticamente através da linguagem da pintura. A concertina simboliza um aprofundamento de outro símbolo amplamente conhecido das cidades contemporâneas: a grade. No entanto, a forma da concertina é outra, sua mensagem ainda mais terrível. Não deixa de ser notável que ela inicialmente fosse usada em presídios, e que agora esteja tão presente em nossa experiência cotidiana da cidade. Ao representar de forma pictórica concertinas sobre muros e grades, pretende-se que a mensagem silenciosa de distanciamento entre proteção e isolamento seja potencializada pela força que a pintura carrega em si. Quando deslocado de sua função hostil, esse simples objeto popularmente conhecido como arame farpado, torna-se assunto e objeto artístico. Afinal, para qual direção nossa sociedade está se dirigindo? A concertina nos isola ou nos protege? | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pintura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SSLSabino.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.