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dc.contributor.advisorAlves, Camila Cabral Pires-
dc.contributor.authorFerreira, Anna Clara Gomes-
dc.date.accessioned2023-03-01T16:29:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:51Z-
dc.date.issued2021-06-05-
dc.identifier.citationFERREIRA, Anna Clara Gomes. Assimetrias informacionais e concorrência no mercado de crédito: o caso do open banking e sua implementação no Brasil. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19774-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de créditopt_BR
dc.subjectAssimetrias informacionaispt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectOpen bankingpt_BR
dc.titleAssimetrias informacionais e concorrência no mercado de crédito: o caso do open banking e sua implementação no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4687008805056384pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Eduardo Pontual-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025102145074887pt_BR
dc.contributor.referee2Pimentel, Débora Mesquita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4558185212239650pt_BR
dc.description.resumoA presença de assimetrias informacionais entre consumidores e ofertantes no mercado de crédito dificulta a diferenciação entre bons e maus pagadores no momento da pactuação do contrato. Falhas na identificação do tipo de cliente expõem as instituições financeiras a riscos, que procuram mitigar. As assimetrias informacionais levam a ineficiências no mercado de crédito, como o racionamento da oferta e surgimento de barreiras à entrada. Temporalmente, os relacionamentos construídos por instituições financeiras e consumidores podem reduzir as assimetrias informacionais, por fornecer informações de histórico financeiro. No entanto, beneficiam instituições maiores, ou seja, com maior carteira de clientes. De modo geral, as instituições financeiras com maiores carteiras de clientes retêm os bons pagadores, pois fazem análises de risco mais robustas, graças ao acesso à informação, enquanto instituições menores tendem a ter sua demanda composta por mutuários de alto risco. O Open Banking é uma iniciativa regulatória que consiste em oferecer ao consumidor a posse de seus dados coletados por instituições financeiras, possibilitando o compartilhamento com outras instituições mediante consentimento. O trabalho descreve os mecanismos pelos quais o Open Banking pode ampliar a concorrência no mercado de crédito, e as ameaças que podem impedir que seja bem sucedido. É destacado o caso brasileiro, cuja implementação plena está prevista para dezembro de 2021. Por fim, são apresentadas expectativas para a concorrência no mercado de crédito com a implementação do Open Banking e os pontos que devem receber atenção do regulador para que a iniciativa seja bem sucedida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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