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http://hdl.handle.net/11422/19778
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Victória Beatriz dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T16:32:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19778 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Enigmas | pt_BR |
dc.subject | Intencionalidade lúdica | pt_BR |
dc.subject | Escape Room | pt_BR |
dc.title | Chemystery: a utilização de um jogo como uma estratégia de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6905689227701792 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Antonio Carlos de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7991984241377300 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Luiz Felipe Santoro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7057600935022947 | pt_BR |
dc.description.resumo | A palavra lúdico provém do latim “ludus” que se refere a jogos, músicas e danças. Porém, não se refere somente a jogos e pode ser utilizado como uma estratégia pedagógica capaz de criar uma ponte entre uma atividade didática e o conhecimento a ser adquirido. Ele é defendido por muitos estudiosos da área de educação, principalmente por Soares que, através da perspectiva Piagetiana, traz a importância da sua utilização como uma estratégia de aprendizagem. O seu uso para alguns docentes ainda é encarado com desconfiança, mesmo sendo um tema abordado amplamente nos dias de hoje, sua importância no processo de ensino e aprendizagem é raramente considerada dentro dos documentos norteadores do ensino de Ciências, especialmente no ensino de Química. Tendo em mente tudo que foi estudado, foi proposto nesse trabalho uma pesquisa qualitativa por meio de questionário sobre a ministração de um minicurso onde foi aplicado e analisado um jogo elaborado a partir do uso de um recurso educacional lúdico baseado num jogo pouco utilizado no ensino, o “Escape Room”, para dinamizar o processo ensino-aprendizagem. Espera-se, por meio do jogo, a aquisição da temática do lúdico para criar um recurso divertido, atrativo e dinâmico que auxilie a aprendizagem dos alunos e que possa ser editável pelos docentes para moldarem de acordo com o conteúdo que quiserem abordar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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