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dc.contributor.advisorSilva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.authorOliveira, Victória Beatriz dos Santos de-
dc.date.accessioned2023-03-01T16:32:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:51Z-
dc.date.issued2023-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19778-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEnigmaspt_BR
dc.subjectIntencionalidade lúdicapt_BR
dc.subjectEscape Roompt_BR
dc.titleChemystery: a utilização de um jogo como uma estratégia de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6905689227701792pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Antonio Carlos de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Luiz Felipe Santoro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057600935022947pt_BR
dc.description.resumoA palavra lúdico provém do latim “ludus” que se refere a jogos, músicas e danças. Porém, não se refere somente a jogos e pode ser utilizado como uma estratégia pedagógica capaz de criar uma ponte entre uma atividade didática e o conhecimento a ser adquirido. Ele é defendido por muitos estudiosos da área de educação, principalmente por Soares que, através da perspectiva Piagetiana, traz a importância da sua utilização como uma estratégia de aprendizagem. O seu uso para alguns docentes ainda é encarado com desconfiança, mesmo sendo um tema abordado amplamente nos dias de hoje, sua importância no processo de ensino e aprendizagem é raramente considerada dentro dos documentos norteadores do ensino de Ciências, especialmente no ensino de Química. Tendo em mente tudo que foi estudado, foi proposto nesse trabalho uma pesquisa qualitativa por meio de questionário sobre a ministração de um minicurso onde foi aplicado e analisado um jogo elaborado a partir do uso de um recurso educacional lúdico baseado num jogo pouco utilizado no ensino, o “Escape Room”, para dinamizar o processo ensino-aprendizagem. Espera-se, por meio do jogo, a aquisição da temática do lúdico para criar um recurso divertido, atrativo e dinâmico que auxilie a aprendizagem dos alunos e que possa ser editável pelos docentes para moldarem de acordo com o conteúdo que quiserem abordar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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