Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19782
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Guia prático de três elementos do mercado de ações no Brasil: tributação, índices de ações e relações com o investidor
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Diego Braga
Advisor: Siqueira, João de Deus Sicsú
Abstract: O trabalho busca difundir informações na forma de um guia prático do mercado de ações acerca dos temas de Tributação, Índice de ações e Relação com Investidores. A partir dele, objetivouse conceituar os principais temas, gerando comparações e exemplos práticos. Na área de Tributação do mercado de ações, analisou-se os principais tributos incidentes e seus respectivos valores, de acordo com as diferentes estratégias abordadas. Ademais, direcionou-se para o preenchimento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e da Declaração de Imposto de Renda sobre Pessoa Física (DIRPF), utilizando exemplos práticos com personagens hipotéticos. Na área de Índices de ações, separaram-se 11 ETFs, destrinchando suas taxas de administração do fundo, liquidez e o que o índice que eles refletiam buscava englobar, elencou-se também vantagens e desvantagens da operação com ETFs e realizou-se uma comparação entre os rendimentos. Na área de Relação com Investidores, abarcou-se a história de criação da área, a sua definição de acordo com o NIRI, suas principais atribuições, finalizando-se com um case sobre a Magazine Luiza, procurando compreender o conteúdo das atividades de RI com potenciais análises realizadas pelo investidor.
Keywords: Tributação
Índice de ações
Relação com investidores
Mercado de ações
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Diego Braga. Guia prático de três elementos do mercado de ações no Brasil: tributação, índices de ações e relações com o investidor. 2021. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DBGomes.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.