Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19786
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Duarte, Andrea Lima Belfort | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Laura Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T23:20:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:51Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19786 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Curtindo o som brasileiro: o uso de canções no ensino de português para estrangeiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8480837912430681 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Uflacker, Cristina Marques | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6350401315177526 | pt_BR |
dc.description.resumo | A canção tem sido objeto de ensino utilizado em sala de aula de Língua Estrangeira (LE), pois percebeu-se que utilizá-la torna o ambiente de estudo mais lúdico, promove engajamento dos alunos e tem alta efetividade na aprendizagem de uma nova língua. Apesar da popularidade desse gênero no ensino de LE, percebe-se que a canção não é trabalhada em todo seu potencial, ignorando-se seu sincretismo de duas linguagens distintas (verbal e musical) bem como seu conteúdo cultural. Dessa forma, geralmente estabelece-se um ensino focado na gramática que pouco revela a indissociabilidade da língua com sua cultura. A partir do trabalho de Coelho de Souza (2014, 2015, 2019) e Egito (2019), nesta monografia reflete-se sobre questões teóricas pertinentes ao uso de canções partindo do conceito de gêneros do discurso e de letramento e propõe-se uma unidade didática que trabalha a canção sob a perspectiva do letramento literomusical. Nesse sentido, entende-se a canção como união das linguagens verbal e musical compreendendo os significados referentes à comunidade a ela relacionada, podendo participar das práticas sociais e discursos construídos a partir dela e posicionando-se criticamente sobre a mesma. O material didático foi construído com base em uma canção brasileira contemporânea, popular e deslocada do cânone da canção brasileira estabelecido nos livros didáticos de português para estrangeiros. Nesse material, procurou-se reconhecer tanto conceitos gramaticais da língua portuguesa quanto aspectos culturais pertencentes ao contexto de produção de tal obra e contribuir para o ensino de português para estrangeiros através de uma nova abordagem do gênero canção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSRibeiro.pdf | 890.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.