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dc.contributor.advisorDweck, Esther-
dc.contributor.authorSantos, Lucas Muller-
dc.date.accessioned2023-03-02T13:18:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:51Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Lucas Muller. Aplicação e validação da metodologia SROI para análise do retorno de investimento social. 2021. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19790-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSROIpt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleAplicação e validação da metodologia SROI para análise do retorno de investimento socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1323386172917267pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Marcato, Marilia Bassetti-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7799214152247947pt_BR
dc.contributor.referee1Reif, Ana Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9929264535023739pt_BR
dc.contributor.referee2Torracca, Julia Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365265401318737pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o elevado crescimento do chamado “terceiro setor” a partir do final da década de 1990 vem sendo impulsionado, principalmente, pela limitada atuação do poder público na provisão de melhores condições de bem-estar social e pelo crescimento do interesse da sociedade civil em engajar-se em causas sociais e ambientais. Partindo desse cenário, esta pesquisa buscou apresentar uma contextualização histórica do terceiro setor e de como ele obtêm financiamento por meio do investimento social privado, que, por sua vez, procura apoiar cada vez mais negócios de impacto social. Em seguida, buscou-se verificar quais são, atualmente, as metodologias que quantificam o valor que tais negócios geram para a sociedade, destacando-se o Social Return On Investment (SROI), que baseia-se em métodos quantitativos e qualitativos e, portanto, difere de modelos como o de Seleção Aleatória, Variáveis Instrumentais, Regressão Descontínua, Diferença em Diferenças e Pareamento. Por fim, tendo como objetivo geral realizar um mapeamento dos aspectos positivos e negativos do uso da metodologia SROI, foi feita uma análise de sua aplicação em um estudo de caso do Projeto Casa Maggica, escolhido por ter sido realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), responsável por estar à frente da apresentação do SROI ao país. Tal estudo de caso permitiu chegar à conclusão de que o SROI é uma boa ferramenta de avaliação de impacto para negócios sociais, embora ainda dependa de decisões subjetivas, existindo assim, espaço para seu aprimoramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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