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dc.contributor.advisorCavalcanti, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorSouza, Ana Paula Coutinho de-
dc.date.accessioned2023-03-02T17:20:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:51Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19796-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectArte Agentinapt_BR
dc.subjectÍndiospt_BR
dc.titleA criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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