Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19798
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dc.contributor.advisorSantos, Danúsia Torres dos-
dc.contributor.authorPereira, Natalia Vieira Lino-
dc.date.accessioned2023-03-02T20:34:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:51Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19798-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino de português como língua adicional no Youtubept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2694352639729560pt_BR
dc.description.resumoO Youtube, a maior plataforma de compartilhamento de vídeos da internet, tornou-se um ambiente favorável para a educação. Com sua evolução, passou a hospedar conteúdos sobre ensino de idiomas, os quais ainda possuem baixo número de visualizações quando comparados a outros conteúdos presentes na plataforma. Assim, a pesquisa busca compreender o lugar do ensino de Português como Língua Adicional (doravante PLA) nesse cenário. Este trabalho visa apresentar um levantamento dos canais que ensinam PLA voltados ao público geral dentro da plataforma, compreendendo quais são esses canais, seu tamanho e sua linguagem. Além disso, foi visada a compreensão do perfil e da trajetória dos produtores de conteúdo. Desta forma, a partir do campo de busca da plataforma, fez-se um levantamento dos canais do YouTube que ensinavam PLA. Os canais encontrados foram setorizados em uma planilha no Google Sheets por categorias como variedade do português e público alvo, e nesse estágio, os números (de inscritos, visualizações e vídeos) dos canais foram coletados. Em um segundo momento, os produtores de canais de ensino de Português como Língua Adicional voltados ao público geral que empregavam o que Oliveira et al. (2017) descrevem como uma “linguagem própria da internet” foram selecionados para uma entrevista, que versava sobre a trajetória dos entrevistados como professores de Português como Língua Adicional, a jornada dos seus respectivos canais e sua produção de conteúdo. Foram encontrados, portanto, 201 canais no YouTube que ensinam português como língua estrangeira. 80% deles estão relacionados ao português brasileiro — desses há uma maioria de canais voltados ao público hispanofalante. Quanto aos canais relacionados ao português brasileiro voltado ao público geral a média de inscritos é de 14.355 mil, a média de visualizações é de 2.742,07 e a média de número de vídeos é de 76. Sendo assim, conclui-se que o cenário de ensino de PLA se tem expandido e, em seu interior, o português brasileiro detém maior força. A respeito dos produtores de vídeos do nicho, a maioria não possui formação acadêmica, entrou na profissão de forma despretensiosa e possui objetivos comerciais, voltados ao ensino do idioma fora da plataforma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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