Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1980
Type: Relatório
Title: Medidas mitigatórias para controle de poder de mercado de agentes geradores em sistemas hidrotérmicos com despacho baseado em ofertas
Author(s)/Inventor(s): Barroso, Luiz Augusto Nobrega
Fampa, Márcia Helena Costa
Pereira, Mario V. F.
Kelman, Rafael
Abstract: Em sistemas onde o despacho é baseado em ofertas, é sempre uma preocupação o potencial para o exercício de poder de mercado por parte de geradores hidroelétricos. Como seus efeitos são indesejáveis para a sociedade, agentes reguladores adotam mecanismos mitigatórios para minimizá-los. Um destes mecanismos é a utilização de níveis mínimos de contratos bilaterais entre geradores e companhias distribuidoras. O propósito deste artigo é avaliar a eficiência deste mecanismo para minimizar o exercício de poder de mercado por agentes geradores hidroelétricos. Inicialmente a utilização de contratos será avaliada analiticamente em um caso estático (desacoplado no tempo). Em seguida, será incorporado o acoplamento temporal através de uma recursão de programação dinâmica estocástica, onde a decisão a cada estado e estágio corresponde a um equilíbrio de Nash de um jogo não cooperativo. Serão apresentados resultados de estudos de caso onde simulações são realizadas com e sem a inclusão de quantidades mínimas de contratos na renda do gerador.
Keywords: Despacho descentralizado
Equilíbrio de Nash-cournot
Otimização estocástica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Production unit: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Issue: 1300
Issue Date: 31-Dec-2000
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARROSO, L. A. N. et al. Medidas mitigatórias para controle de poder de mercado de agentes geradores em sistemas hidrotérmicos com despacho baseado em ofertas. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2000. 24 p. (Relatório Técnico, 13/00)
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13_00_000612801.pdf237.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.