Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19812
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mac Dowell, Ana Cecília Mattos | - |
dc.contributor.author | Rezende, Thiago Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T12:32:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Thiago Pinto Rezende. Dados. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19812 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Invenções | pt_BR |
dc.title | Dados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto apresenta um recorte da pesquisa prático-teórica desenvolvida durante os quatro anos de curso de graduação em Artes Visuais com ênfase em Escultura. Para tanto, foram escolhidos três trabalhos da prática artística que servem como eixos para essa escrita. Realizados em diferentes suportes, da arte digital à arte tradicional, esses trabalhos traçam o percurso de exploração dos tópicos elencados, em especial voltados para a observação da tecnologia em suas relações e reflexos no cotidiano humano. No primeiro Eixo, o suporte escolhido é o da vídeo-arte e nele são apropriados temas e signos da cultura no ramo da tecnologia voltada para o consumidor, em específico do chamado Vale do Silício. No segundo Eixo, explorando a técnica de animação digital, partimos da configuração da bandeira nacional brasileira para abordar proposições em relação ao seu significado e ao fazer artístico como um todo. Por fim, no terceiro Eixo, nos voltamos para a mais tradicional técnica da escultura em argila, colocando o saber ancestral em diálogo com os temas contemporâneos presentes na interação humana com as ferramentas tecnológicas. Essa relação é esmiuçada de maneira a lançar um olhar crítico sobre o aparato midiático social criado na última década por grandes empresas de tecnologia, explorando tanto o lado sedutor dessas novas invenções quanto sua face perversa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais - Escultura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TPRezende.pdf | 2.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.