Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19825
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Influência do RAP no campo da educação: rumo a autoafirmação da população negra |
Author(s)/Inventor(s): | Rosa, Amanda Neves |
Advisor: | Silva, Rita de Cassia de Oliveira e |
Abstract: | Ao longo da minha vida, percebi o quanto as pessoas negras são atingidas de diversas maneiras devido ao sistema racista que ainda é existente, o acúmulo das micro agressões vivenciadas por essa parte da população podem afetá-las psicologicamente e por vezes a arte pode ser um ponto de escapatória. Então, entender o contexto social e realizar uma interação através das expressões artísticas é um modo de gerar a aproximação dos alunos na escola, além de ressignificar a sua vivência no ambiente escolar. No meu trabalho abordo a autoafirmação dos negros através da arte, dialogando sobre o movimento negro e a importância das expressões artísticas para que se sintam representados no ambiente escolar. Apresentar a questão racial no Brasil traz um debate importante relacionado a desigualdade do nosso país, trazendo a reflexão sobre como a sociedade nega as origens que contribuíram para a nossa construção. Seguindo essa perspectiva, vou investigar de que forma a cultura negra é representada, a fim de analisar os efeitos positivos que pode gerar e refletir sobre o quanto pode ser injustiçada pela história, sendo vista diversas vezes de forma negativa. |
Keywords: | Rap Educação Negros |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 6-Feb-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | ROSA, Amanda Neves. Influência do RAP no campo da educação: rumo a autoafirmação da população negra. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.