Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19855
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Efeitos econômico-financeiros da fase inicial da crise do covid-19 nas distribuidoras de energia elétrica brasileira
Author(s)/Inventor(s): Graça, Bruno Pacheco Dos Santos
Advisor: Castro, Nivalde José de
Co-advisor: Maestrini, Marcelo
Abstract: Em 2020, o mundo passou por uma crise econômica advinda da implementação de medidas restritivas e distanciamento social para conter a Covid-19, e o segmento de distribuição de energia elétrica no Brasil também foi afetado. Nesse cenário, a situação financeira e econômica das distribuidoras suscitou temor dos policy makers do setor elétrico, ocasionando a implementação de medidas regulatórias. O objetivo desta pesquisa é analisar os efeitos econômico-financeiros da fase inicial da crise do covid-19 nas distribuidoras de energia elétrica brasileiras, através de indicadores de sustentabilidade econômico-financeira no agregado e pelo tamanho das empresas. No total, os efeitos do início da crise nos indicadores analisados são evidentes, mas pouco preocupantes se comparados a choques anteriores. Como resultado deste trabalho, identificou-se que as maiores e menores distribuidoras do país mostraram maior resiliência aos choques do início da crise do coronavírus.
Keywords: Distribuição de energia elétrica
Regulação econômica
Indicadores econômico
Coronavírus
Indicadores financeiros
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GRAÇA, Bruno Pacheco dos Santos. Efeitos econômico-financeiros da fase inicial da crise do covid-19 nas distribuidoras de energia elétrica brasileira. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPSGraça.pdf500.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.