Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1987
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Arisa, Cíntia | - |
dc.contributor.author | Lima, Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-12T14:16:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:57Z | - |
dc.date.issued | 2002-12-30 | - |
dc.identifier.citation | ARISA, C.; LIMA, C. Um tutorial inteligente para o ensino de estruturas de dados e seus algoritmos. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 10 p. (Relatório Técnico, 18/02) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1987 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Relatório Técnico NCE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Estrutura de dados | pt_BR |
dc.title | Um tutorial inteligente para o ensino de estruturas de dados e seus algoritmos | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
dc.description.resumo | O aprendizado de um savoir-faire pode ser considerado uma atividade não trivial. Em processos de educação a distância existe uma complexidade adicional devido à dicotomia tempo/espaço permeada nas atividades de ensino e aprendizagem, adicionada à necessidade de utilização apropriada das novas tecnologias. As ferramentas tecnológicas estão usualmente agrupadas em plataformas, normalmente projetadas e implementadas para atender a alguns requisitos básicos (disponibilizar material instrucional, comunicar síncrona e assincronamente etc). Infelizmente, em projetos desse tipo de plataforma, os aspectos tecnológicos têm recebido mais atenção do que a própria aquisição de conhecimentos ou o uso de estratégias de ensino. Neste trabalho, descrevemos um sistema tutorial inteligente, destinado ao ensino à distância de estruturas de dados e seus algoritmos correlacionados. A compreensão dos estudantes nessa área da Ciência da Computação depende de uma integração fina entre visualização dinâmica e raciocínio lógico. O sistema objetiva prover facilidades para a aprendizagem, via uso dinâmico de operadores contextuais, utilizando técnicas oriundas da inteligência computacional e do paradigma de orientação a objetos. Ressaltamos também a possibilidade de utilização em cursos presenciais, visando a liberação do professor das tarefas repetitivas de ilustração gráfica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.citation.issue | 1802 | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
18_02_000613404.pdf | 652.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.