Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorArisa, Cíntia-
dc.contributor.authorLima, Cabral-
dc.date.accessioned2017-05-12T14:16:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:57Z-
dc.date.issued2002-12-30-
dc.identifier.citationARISA, C.; LIMA, C. Um tutorial inteligente para o ensino de estruturas de dados e seus algoritmos. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 10 p. (Relatório Técnico, 18/02)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1987-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório Técnico NCEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subjectEstrutura de dadospt_BR
dc.titleUm tutorial inteligente para o ensino de estruturas de dados e seus algoritmospt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoO aprendizado de um savoir-faire pode ser considerado uma atividade não trivial. Em processos de educação a distância existe uma complexidade adicional devido à dicotomia tempo/espaço permeada nas atividades de ensino e aprendizagem, adicionada à necessidade de utilização apropriada das novas tecnologias. As ferramentas tecnológicas estão usualmente agrupadas em plataformas, normalmente projetadas e implementadas para atender a alguns requisitos básicos (disponibilizar material instrucional, comunicar síncrona e assincronamente etc). Infelizmente, em projetos desse tipo de plataforma, os aspectos tecnológicos têm recebido mais atenção do que a própria aquisição de conhecimentos ou o uso de estratégias de ensino. Neste trabalho, descrevemos um sistema tutorial inteligente, destinado ao ensino à distância de estruturas de dados e seus algoritmos correlacionados. A compreensão dos estudantes nessa área da Ciência da Computação depende de uma integração fina entre visualização dinâmica e raciocínio lógico. O sistema objetiva prover facilidades para a aprendizagem, via uso dinâmico de operadores contextuais, utilizando técnicas oriundas da inteligência computacional e do paradigma de orientação a objetos. Ressaltamos também a possibilidade de utilização em cursos presenciais, visando a liberação do professor das tarefas repetitivas de ilustração gráfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.citation.issue1802pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18_02_000613404.pdf652.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.