Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19881
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Construção de um instrumento para registro e acompanhamento de cateterismos venosos centrais baseado em fatores de risco para infecções da corrente sanguínea: um estudo metodológico
Author(s)/Inventor(s): Manhães, Janaina Avelino
Advisor: Pereira, Iuri Bastos
Abstract: Introdução: Aliado na hora de salvar vidas, o cateter venoso central (CVC) pode se constituir também numa grave ameaça à manutenção da saúde e da vida. Tal condição deve-se ao fato de que este dispositivo pode levar ao risco de desenvolvimento do que se conhece como infecções primárias de corrente sanguínea (IPCS), relacionadas a cateter central (ICSRC). Uma das possíveis estratégias a serem adotadas para diminuir o risco de infeções associadas ao uso de cateter venoso central são a identificação desses fatores de risco e a adoção de medidas como, por exemplo, a utilização de um protocolo do tipo “checklist” para inserção de tais dispositivos. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico qualitativo ancorado em uma revisão integrativa utilizando-se como bases de dados a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed), a base de dados SciVerse Scopus (Scopus) e o Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Resultados: Foram encontrados 35 artigos relacionados à temática, utilizando-se como descritores os termos “bloodstream”, “central catheter”, “infecction” e “prevention”. Conclusão: A pesquisa alcançou o seu objetivo ao identificar fatores de risco que contribuem para a infecção da corrente sanguínea relacionada à inserção de cateter venoso central e resultou na construção de um “checklist” para inserção de CVC.
Keywords: Sepse
Cateteres venosos centrais
Fatores de risco
Sepsis
Central venous catheters
Risk factors
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Sep-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: MANHÃES, Janaina Avelino. Construção de um instrumento para registro e acompanhamento de cateterismos venosos centrais baseado em fatores de risco para infecções da corrente sanguínea: um estudo metodológico. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMANHAES.pdf601.97 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.