Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19885
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A qualidade de vida através dos cuidados de enfermagem a adultos estomizados no ambiente intra hospitalar: uma revisão integrativa
Author(s)/Inventor(s): Ramos, Ítalo Abreu
Advisor: Alvarez, Adriana Bispo
Abstract: O presente estudo baseia-se em uma revisão integrativa com o objetivo de identificar na literatura científica evidências relacionadas à qualidade de vida de pacientes adultos estomizados no contexto de internação intra-hospitalar, verificando as associações entre qualidade de vida e inúmeros contextos de alteração biopsicossocial que o contexto acarreta ao paciente, articulando com o cuidado de enfermagem. Foram obtidas 14 publicações internacionais, através de buscas nas bases de dados National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed Central), Literatuta Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF). Alguns temas destacaram-se como objeto de estudo nas publicações selecionadas, sendo eles atrelados a cuidados da equipe de enfermagem ao paciente estomizado. Porém, os dados obtidos demonstram uma lacuna importante sobre a temática e evidencia o déficit de orientações específicas e oriundas de profissionais enfermeiros especializados, influenciando sobre os cuidados aos pacientes adultos estomizados reverberando em consequências para a qualidade de vida a esses indivíduos hospitalizados. Portanto, esse estudo aponta que a redução da qualidade de vida intensifica-se quanto se trata de pacientes hospitalizados, sendo o enfermeiro responsável por intervir de forma holística, objetivando proporcionar o conhecimento, autonomia, independência e autocuidado, impactando beneficamente em sua qualidade de vida intra-hospitalar e gerando benefícios após a alta.
Keywords: Cuidados de enfermagem
Hospitalização
Estomia
Qualidade de vida
Nursing care
Hospitalization
Ostomy
Quality of life
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICA
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Embargado
Citation: RAMOS, Ítalo Abreu. A qualidade de vida através dos cuidados de enfermagem a adultos estomizados no ambiente intra hospitalar: uma revisão integrativa. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IARAMOS.pdf363.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.