Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19887
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Saúde mental dos estudantes de enfermagem no contexto da pandemia da covid-19: uma revisão integrativa de literatura
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Manuella dos Reis
Advisor: Martins, Gizele da Conceição Soares
Co-advisor: Pastor Júnior, Américo de Araújo
Abstract: Introdução: A pandemia da COVID-19 não afeta apenas aos serviços de saúde pública, mas também jovens e adultos, crianças e idosos que sofrem diretamente com a doença. As experiências durante a pandemia trouxeram mudanças à forma como existimos no mundo. Nos últimos dois anos, as situações vividas trouxeram impacto no nosso bem-estar e ideais de realização. Objetivo: identificar evidências da literatura sobre a saúde mental dos estudantes de graduação em Enfermagem no contexto da pandemia da covid-19. Método: Revisão integrativa da literatura. Foram cruzados os unitermos “saúde mental AND estudantes de enfermagem AND pandemia, na BVS - Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases LILACS, BDENF, Index Psicologia - Periódicos, resultando em 8 artigos publicados em português, no Brasil, no período de 2020 a 2022. Os artigos foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão. Descritores: estudantes de enfermagem, saúde mental, pandemia. A busca na literatura ocorreu durante o período de 01/09/2022 a 01/11/2022. Resultados: foram identificados 8 artigos que entraram nos critérios de inclusão, e 3 no critério de exclusão, sendo 2 publicados em Portugal e um que tinha como objetivo estudar a saúde mental de adolescentes, não de estudantes de enfermagem. Considerações finais: É preciso refletir sobre o futuro da formação universitária, do ensino e dos processos de trabalho, além da infraestrutura.
Keywords: Saúde mental
Covid-19 (Doença)
Estudante de enfermagem
Mental health
Students, nursing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: FERREIRA, Manuella dos Reis. Saúde Mental dos estudantes de enfermagem no contexto da pandemia da covid-19: uma revisão integrativa de literatura. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRFERREIRA.pdf257.89 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.